Em um encontro recheado de emoção e diálogos construtivos, o Ministério Público de Sergipe, o Governo do Estado e o Município de Aracaju avançaram no projeto de reforma e expansão do Centro Educacional Vitória de Santa Maria, localizado no Bairro Santa Maria, em Aracaju. A unidade escolar, que representa um marco no desenvolvimento da comunidade, passará a ofertar em breve a modalidade do ensino profissionalizante.
A construção do projeto, que tem a articulação direta do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação e da 6ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, Especializada na Defesa dos Direitos à Educação de Aracaju, também conta com as contribuições do corpo docente e dos gestores do Centro Educacional, além da população do bairro, através das demandas levadas até o MPSE.
Entusiasta do projeto, o Promotor de Justiça e Diretor do CAOp da Educação, Orlando Rochadel, não escondeu a felicidade com este novo passo na trajetória do Vitória de Santa Maria. “É um momento de muita alegria, porque esse é um projeto que foi intermediado pelo Ministério Público de Sergipe lá atrás, refletindo na construção da maior escola pública de 0 a 18 anos de Sergipe, chegando a ser premiado nacionalmente pelo Prêmio Innovare, pelo ineditismo de envolver os Governos Federal, Estadual e Municipal, a Petrobras e empresas. Hoje é uma escola em que diariamente passam 2,5 mil alunos, ofertando o ensino médio normal tradicional, em tempo integral, e sentimos a necessidade, conversando com a população, de implantar um ensino profissionalizante. Essa reunião foi para acertar os detalhes finais, da ampliação e da reforma do Centro Educacional”, frisou.
O projeto prevê a reforma e expansão do Centro Educacional Vitória de Santa Maria, com construção de 04 laboratórios (Informática, Anatomia, Análises Microbiológicas/Físico-Químicas e Multifuncional), auditório com capacidade para 150 pessoas, com sanitários e acessibilidade, 01 quadra esportiva com cobertura, iluminação completa e vestiários masculino e feminino com acessibilidade. Já o Centro Profissionalizante será construído em dois pavimentos, com 01 sala dos professores, 02 laboratórios multiuso (química, física, biologia e matemática), 09 salas de aula, rampa de acessibilidade, biblioteca e projeto de acessibilidade.
Com a nova modalidade de ensino, o aluno do Centro Educacional que chegar ao 9º ano, poderá optar por seguir cursando o ensino médio tradicional em tempo integral, ou o ensino médio profissionalizante.
O Secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, ressaltou a importância do projeto para a unidade escolar. “Essa ação de estar no local, de acompanhar e visitar, é essencial para esse projeto de expansão. Será, de fato, um ensino profissionalizante. E aqui nós já pudemos identificar as necessidades da escola e as interferências que precisaremos fazer para melhorar, para dar um ambiente de qualidade, para criar uma condição mais favorável ao aprendizado dos alunos”, pontuou.
Da mesma forma, o Secretário Municipal de Educação, Ricardo Abreu, enalteceu o empenho das partes em tornar o Centro Educacional mais amplo. “Esse complexo no Santa Maria, que envolve as Escolas Papa João Paulo II e o Vitória de Santa Maria, é uma conquista da população aracajuana e uma prova material da articulação entre o Município de Aracaju, Governo do Estado e o Ministério Público. É um projeto belíssimo, já consagrado na capital, tido como uma referência, e que agora escreve um novo capítulo, que diz respeito ao ensino profissionalizante. Nós estamos totalmente comprometidos com o projeto, ansiosos e felizes por fazer parte desse movimento em prol da população aracajuana”, sublinhou.
Bastante emocionada durante a reunião que selou os avanços no projeto, a Diretora do Centro Educacional Vitória de Santa Maria, Karine Prata, vê grandes benefícios para a região. “Para a educação, para essa comunidade carente, tudo isso é muito importante. Precisamos de qualidade, de dignidade, e estou muito feliz por esse momento. Grata ao Ministério Público por estar tão próximo e acredito que, a partir desse momento, vamos conseguir grandes avanços”, finalizou.
> Centro Educacional Vitória de Santa Maria
Inaugurado entre o final de 2006 e início de 2007, o Centro Educacional é fruto de uma parceria entre o MPSE, Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju, Petrobras e empresários sergipanos. O projeto nasceu com o objetivo de ofertar vagas para todas as faixas de ensino na comunidade do Santa Maria, onde havia cerca de 2 mil crianças fora da escola, conforme levantamento feito à época.
Foram quatro anos para viabilizar o projeto, construir a escola e entregá-la para a comunidade do bairro. A partir da instalação do Centro Educacional, e por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), também foram construídos os edifícios da Delegacia de Polícia, o Fórum e outros equipamentos sociais, além de banco e supermercados, representando o desenvolvimento de toda região.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: Ícaro Novaes