O Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Rio São Francisco e às Nascentes (CAOpSFN), deu início às deliberações acerca da realização da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Sergipe neste ano. Será a 7ª edição da operação, realizada na região da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Participaram da reunião o Diretor do CAOpSFN, Promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa, e a Procuradora Regional da República Lívia Nascimento Tinôco, Coordenadores-Gerais da fiscalização no Estado.
Também estiveram presentes os Coordenadores das Equipes de campo da FPI 2023: Fábio Heder de Melo Sousa (Aquicultura I); Romeu Boto Dantas Neto (Aquicultura II); Paula Cardoso Braz (Agrotóxicos); Aline Borba dos Santos (Fauna); Vera Lúcia Silva Cardoso (Educação e Gestão Ambiental II); Marcos Paulo Carvalho Lima (Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais); Carlos Augusto Carvalho Messias (Educação e Gestão Ambiental I); Elias José da Silva (Patrimônio Espeleológico); Salete Dezen Vieira (Abate).
Na oportunidade, foram debatidas estratégias, de acordo com os alvos desta nova etapa da fiscalização, definidas prioridades e elencadas as necessidades para o melhor desempenho das equipes em campo. “A FPI é uma ideia originada no MPBA, através da Promotora de Justiça Luciana Khoury, e, depois de mais de 40 edições na Bahia, vem se propagando com sucesso pelos diversos Estados da Bacia do Rio São Francisco, com apoio forte e presença do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, através de Maciel Oliveira”, frisou o Promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa. “Para além da simples fiscalização, a FPI integra diversas instituições e parceiros em prol da defesa dos ecossistemas abrangidos pela bacia do Rio São Francisco e do Meio Ambiente, sendo uma honra e satisfação poder me integrar e contribuir para esse grandioso programa”, concluiu.
> Sobre a FPI
A Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco vem sendo articulada nos cinco Estados brasileiros banhados pela Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Minas Gerais) e consiste num programa interdisciplinar que visa diagnosticar os danos ambientais e culturais presentes na Bacia, bem como adotar medidas preventivas e repressivas de responsabilização dos autores dos ilícitos.
Neste ano, Sergipe realiza a 7ª etapa da FPI e conta com a articulação de mais de 40 instituições. Além dos órgãos coordenadores, a operação tem a participação de vários órgãos federais e estaduais, e conta, também com a colaboração de instituições sem fins lucrativos.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe
Fotos: Alisson Mota