O dia 19 de março ficará para sempre na memória do Ministério Público de Sergipe. Em 1998, enquanto fazia sua corrida matinal, o Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas foi assassinado covardemente na rodovia de acesso ao município de Cedro de São João. Ele foi surpreendido por homens armados que o executaram sem qualquer chance de defesa.
Valdir perdeu sua vida por fazer o seu trabalho, o seu ofício. Dedicado, estudioso e obstinado, ele investigava uma rede de corrupção que envolvia lideranças políticas locais que, incomodadas com a atuação firme do Promotor de Justiça no combate à corrupção e pela garantia da correta aplicação dos recursos públicos, conspiraram pelo seu assassinato. Começava ali uma luta do Ministério Público de Sergipe e de todos os seus integrantes para honrar a memória e o legado de Valdir, e para que a justiça fosse feita e os responsáveis punidos.
O Promotor de Justiça, que estudou com livros emprestados e doados por colegas para graduar-se em Direito na Universidade Federal de Sergipe e galgar ingresso no Concurso Público na honrosa carreira que escolheu, era um entusiasta na defesa da sociedade. Perdeu sua vida para assegurar que a Constituição Federal e as leis fossem respeitadas.
Valdir deixou um legado importantíssimo para o Estado de Sergipe e para o Ministério Público como um todo. O seu nome está vivo na memória coletiva, em obras, espaços, rodovias e honrarias. A história dele deixa claro que se pode até calar um homem, mas jamais se pode calar um ideal. Valdir permanece e permanecerá sendo inspiração para todas as gerações vindouras de membros do Ministério Público.
Esta é uma homenagem do Ministério Público de Sergipe ao homem que sempre honrou o nome desta Instituição.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Twitter: mpsergipe