O Projeto “Saúde em Cores”, lançado pelo Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, trouxe este mês o “Fevereiro Laranja” para alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce e combate à leucemia – um tipo de câncer do sangue – e ressaltar a importância de ser um doador de medula óssea.
O objetivo do “Saúde em Cores” é conscientizar a população sergipana acerca dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Para promover uma reflexão sobre diversos temas ao longo do ano, cada mês traz uma cor relativa a uma doença que precisa ser mais discutida e ter mais atenção na prevenção. Não é apenas setembro, outubro e novembro que são meses temáticos com cores para debater temas de saúde do corpo.
> Fevereiro Laranja
A Campanha do “Fevereiro Laranja” surgiu como alerta sobre a importância da realização de exames para que seja feito diagnóstico precoce e inicie o tratamento o mais rápido possível. Segundo o Ministério de Saúde, essa e outras doenças foram escolhidas para ter visibilidade durante o mês inteiro devido a falta de conhecimento sobre os sintomas e consequências no cotidiano do indivíduo. Inclusive, porque algumas delas não possuem cura, apenas um tratamento qualificado e prolongado.
A leucemia é uma doença maligna e tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Além de perder a função de defesa do organismo, as células doentes produzidas em grande quantidade causam infecções.
A doença pode acometer adultos e crianças, que são submetidos a tratamentos complexos. Como o tratamento pode debilitar a imunidade, existem orientações especiais. Quando o paciente não responde satisfatoriamente ao tratamento é indicado o transplante de medula óssea.
> Projeto Saúde em Cores
Um dos produtos que o projeto prevê é a produção de vídeos curtos que são divulgados nos canais de Comunicação do MPSE, com a participação de profissionais das áreas em destaque e informações importantes sobre prevenção e cuidado.
O segundo vídeo do “Saúde em Cores” conta com a participação da Professora de Hematologia Clínica do Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Hematologia da UFS, Dulce Marta Schimieguel Mascarenhas Lima. Além de explicar sobre a doença, a Professora indica como a população em geral tem um papel fundamental na doação de medula óssea.
Seja um doador de medula óssea. Fale com o Hemose e saiba como doar: (79) 3225-8000.
O mês de fevereiro chega ao fim, mas o alerta continua!
Com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca)
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Card: Divisão de Design e Mídia/MPSE