Membros do Ministério Público de Sergipe prestigiaram, nesta quinta-feira, 16, a cerimônia oficial de posse da Desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE). O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto; o Subprocurador-Geral de Justiça, Ernesto Anízio Azevedo Melo; o Corregedor-Geral do MPSE, Jorge Murilo Seixas de Santana; o Secretário-Geral do MPSE, Etélio de Carvalho Prado Junior, demais Procuradores e Promotores de Justiça participaram da sessão aberta ao público no Plenário Des. Fernando Ribeiro Franco, sede do TRE.
A Desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos fez saudação à novel Presidente. “A Desa. Elvira Maria de Almeida Silva é por todos nós, há muito, conhecida como profissional estudiosa do Direito. É admirada e respeitada pelos seus pares, advogados e pela sociedade sergipana em geral. Ouso prever que a Desembargadora Elvira trilhará a sua gestão com maestria, por ser uma magistrada atuante, sempre preocupada com os anseios coletivos e totalmente vocacionada para o mister que ela escolheu. Desejo-lhe uma profícua e tranquila gestão, recheada de êxito e de realizações”, destacou.
“Dou início ao honroso exercício da Presidência deste Regional consciente da missão que se coloca à minha frente. A minha responsabilidade ganha maiores contornos por suceder ao nobre Desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, querido amigo e companheiro deste Regional e do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. A Justiça Eleitoral realiza função primordial para o povo brasileiro e, nesse sentido, é garantidora da democracia, devendo agir de forma firme, baseada na lei e na constituição para que o processo eleitoral se desenvolva dentro dos parâmetros de legalidade e legitimidade”, pontuou a nova Presidente durante o discurso.
A Desa. Elvira Maria de Almeida Silva recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral no grau Grã-Cruz, e lhe foi concedido o título de Grã-Mestre.
O PGJ Manoel Cabral Machado Neto parabenizou o Desembargador Roberto Porto pela atuação enquanto Presidente da Corte Eleitoral e desejou sucesso à nova Presidente. “Parabenizo o Desembargador Roberto Porto, que encerrou, de modo exitoso, o seu mandato, e desejo pleno sucesso, também, a Desembargadora Elvira Maria, que é uma mulher extremamente competente, respeitada, é da Casa, vai fazer um trabalho de destaque, e a sociedade sergipana fará o devido reconhecimento”, externou.
> Nova Presidente do TRE
A Desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva iniciou a trajetória escolar no Ginásio Patrocínio do São José. Bacharelou-se no Curso de Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 1972. Também pela UFS, pela Faculdade de Direito, formou-se no Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, em 1978.
No TRE, foi auxiliar judiciário e técnico judiciário e também assumiu a direção-geral de Secretaria entre 1980 e 1984. Na condição de Juíza Eleitoral, atuou diversas vezes, de 1984 a 2006. Foi membro titular do TRE/SE, no biênio 2011/2013, e da Ouvidoria da Corte Eleitoral entre 2012 e 2013. Foi titular da 18ª Vara Cível da Comarca de Aracaju. No TJSE, substituiu membros da Corte em diversas oportunidades.
Tomou posse como Desembargadora do TJSE no dia 18 de maio de 2015 e, no biênio 2021/2023, atuou como Corregedora Regional Eleitoral do TRE/SE.
Com informações do TRE/SE
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Foto capa: Ana Lícia Menezes (PMA) / Outras fotos: Géssica Souza e Paulo Freitas (MPSE)