O Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, lançou o Projeto “Saúde em Cores”. O objetivo é conscientizar a população sergipana acerca dos cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Para promover uma reflexão sobre diversos temas ao longo do ano, cada mês traz uma cor relativa a uma doença que precisa ser mais discutida e ter mais atenção na prevenção.
Não é apenas setembro, outubro e novembro que são meses temáticos com cores para debater temas de saúde do corpo. O ano já começa com uma proposta de cuidar da saúde mental: o Janeiro Branco.
“Aproveitamos a ideia amplamente difundida do uso de cores que retratam a cada mês a importância dos cuidados com a saúde para ajustar um calendário anual de campanha do Ministério Público de Sergipe com os órgãos da saúde e com a sociedade. Essa união de parcerias tem se mostrado muito frutuosa”, destacou o Diretor do CAOp da Saúde, o Promotor de Justiça Raymundo Napoleão Ximenes Neto.
> Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco é um movimento social, dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na humanidade, que inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.
> Projeto Saúde em Cores
Um dos produtos que o projeto prevê é a produção de vídeos curtos que serão divulgados nos canais de Comunicação do MPSE, com a participação de profissionais das áreas em destaque e informações importantes sobre prevenção e cuidado.
O primeiro vídeo conta com a participação da Coordenadora da Divisão de Serviço Social do Ministério Público de Sergipe e Psicóloga Ana Luiza Oliveira Sobral. Ano passado, a Procuradoria-Geral de Justiça, por meio da Diretoria de Recursos Humanos, lançou o Projeto “Saúde Mental: Cuidar para Mudar”. O objetivo é conscientizar membros, servidores e colaboradores sobre a importância do cuidado com a saúde mental para a promoção do bem-estar na instituição.
Janeiro se despede, mas o cuidado com a saúde mental é o ano inteiro!
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Card: Divisão de Design e Mídia/MPSE