O Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional (CAOp) dos Direitos da Mulher, realizou uma reunião com as novas equipes de gestão da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres e da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania, para dar boas-vindas e traçar estratégias, prioridades e ações conjuntas ao longo de 2023, em torno da rede de assistência e apoio às mulheres.
O encontro contou com as presenças da Promotora de Justiça Cecília Nogueira Guimarães Barreto, Diretora do CAOp dos Direitos da Mulher, a Secretária Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Danielle Garcia, representantes da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania, Alynne França Oliveira e Helga Muller Mengel, a Coordenadora de Políticas para as Mulheres, Érika Leite Santana, e assessores de cada pasta.
As gestoras discutiram pontos sensíveis e fundamentais no desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres, a exemplo das atividades dos Conselhos Municipais pelo estado, Grupos Reflexivos para Homens, avanço na implementação da Casa da Mulher Brasileira (em fase de licitação), panorama sobre a aplicação do Formulário de Avaliação de Risco nas delegacias e das ações de planejamento da rede para lidar com crimes de violência psicológica, além de outras pautas.
Durante a reunião, a Promotora de Justiça Cecília Barreto destacou a parceria histórica desenvolvida entre o MPSE e as secretarias que atuam com políticas em prol de mulheres, e reforçou que o órgão continuará de portas abertas neste momento de nova gestão. “A gente aproveitou o encontro para apresentar para as Secretarias a forma de trabalho do MPSE, reforçar que estamos sempre com as portas abertas, com mesa para todo tipo de negociação, sempre com o propósito de avançar na melhoria da política pública dentro do segmento das mulheres”, frisou.
Gestora da recém-criada Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Danielle Garcia garantiu sua contribuição nos projetos conjuntos da rede de apoio. “Muito feliz de ter participado dessa reunião, que tenho certeza que será a primeira de muitas, nessa rede que só se fortalece com a criação da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres. Minha experiência como Delegada de Polícia vai ser de grande valia nessas lutas e, trago comigo, não só minha bagagem, mas uma equipe técnica escolhida a dedo, para que a gente possa atuar nas questões das mulheres em diversos aspectos. O MP já vem fazendo um trabalho excelente, não só nessa área, mas em tantas outras. Nossa vontade é de colocar a mulher como protagonista das politicas públicas do nosso estado”, pontuou.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Ícaro Novaes