O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP), com o apoio da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), realizou, no Espaço de Eventos Governador Marcelo Déda, a primeira edição do Projeto “MP Cultural”. O evento fez parte das ações alusivas à Semana Nacional do Ministério Público e contou com a participação de membros e servidores da instituição.
Na abertura, o Diretor-Geral da ESMP, Newton Silveira, expressou alegria pelo projeto e destacou o apoio da Administração Superior e da ASMP. Em seguida, o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, ressaltou a importância de um programa voltado à cultura na instituição, relembrando o “Café, Diversão e Arte”. O PGJ ainda falou sobre a leveza proporcionada pela arte, contribuição para o enriquecimento pessoal e, consequentemente, desempenho profissional. Machado Neto salientou a satisfação do estreitamento de laços entre a instituição e expressões culturais do Estado. Por fim, o Presidente da ASMP, João Rodrigues Neto, reiterou a importância da iniciativa, da parceria com a Escola Superior e colocou a associação à disposição para as próximas edições.
Na sequência do evento, a palestrante convidada, Kelly Caldas, doutoranda em Educação, mestra em Direito, atriz, poeta e pesquisadora, fez uma apresentação com o tema “Direito e Arte: por um caminho do sentir”. Durante a exposição, Kelly abordou pontos de convergência entre o direito e a arte e como isso influência na formação humana. “A ação do Ministério Público é pautada pela afetividade e compaixão. A afetividade no campo da ‘afetação’, o que ‘atravessa, incomoda e faz refletir’”, afirmou. Elementos que, de acordo com a pesquisadora, formam a subjetividade que norteia a atuação dos profissionais.
Após a palestra, Kelly Caldas participou de um talk show mediado pelo Diretor-Geral da ESMP, Newton Silveira, em que debateram alguns pontos da apresentação, responderam perguntas dos participantes e finalizaram com considerações a respeito da temática.
O encerramento do evento foi realizado pelo psicólogo e músico, Paulinho Araújo. Importante agente cultural da cena artística sergipana, Paulinho apresentou um repertório de canções clássicas e autorais de música popular brasileira. O artista possui dois discos que estão disponíveis em todas as plataformas digitais como Spotify, YouTube, iTunes, entre outros.
A data da próxima edição do “MP Cultural” será divulgada em breve.
Com informações e fotos da Escola Superior do MPSE
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe