O Ministério Público de Sergipe doou 26 equipamentos de informática (19 computadores completos e 07 monitores) para entidades e associações que assistem crianças e adolescentes em Sergipe. A ação foi intermediada pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência e pela 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão Especializada na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
As entregas foram feitas pelo Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, e pelos Promotores de Justiça Nilzir Soares Vieira Júnior (Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça), Talita Cunegundes (Diretora do CAOp da Infância e Adolescência) e Lilian Carvalho (8ª Promotoria de Justiça – Criança e Adolescente).
O PGJ enalteceu o papel do MPSE em fortalecer as entidades que atuam em prol das crianças e adolescentes. “Todos aqui têm esse papel de dividir e procurar o bem comum, em procurar dar o nosso melhor em favor daqueles que tanto precisam, nesse caso, especialmente, tratando das nossas crianças e adolescentes. É com muita alegria que nós passamos esses equipamentos, que são de muita eficiência e, com certeza, vão ajudar no dia a dia de todos, vai ajudar a superar dificuldades. É uma demonstração de nosso carinho, nossa atenção e dedicação com essas entidades que prestam um trabalho tão significante”, pontuou.
A Promotora de Justiça Talita Cunegundes endossou a importância da destinação dos computadores com esse propósito. “Esse tipo de ação social estimula a sociedade a multiplicar essas ações. Os equipamentos que estão sendo doados, sem dúvidas, são de grande qualidade e serão de imensa serventia para essas entidades, com o propósito de melhor servir e melhor ordenar serviços que são essenciais na vida de meninos e meninas que precisam realmente de uma assistência lá na ponta, quando muitas vezes há situação de vulnerabilidade”.
Com uma trajetória profissional dedicada às ações de proteção aos direitos da criança e adolescente, a Promotora de Justiça Lilian Carvalho reforçou a atuação do Ministério Público como órgão resolutivo fora da esfera judicial. “Essa entrega de computadores é sempre especial, é o tipo de ação que quebra paradigmas, o que a gente costuma chamar de Ministério Público resolutivo. As pessoas conhecem o Ministério Público hoje não só como órgão acusador, mas também como uma instituição que dialoga, que promove ações em prol da cidadania e daqueles em maior situação de vulnerabilidade”, frisou.
Uma das instituições beneficiadas foi o Oratório de Bebé, que há 108 anos desenvolve ações sociais, especialmente em favor do público infantil. “O Oratório de Bebé vive de doações desde a sua fundação, sempre lutando e enfrentando as dificuldades. Essa doação é uma grande oportunidade da gente aumentar a nossa capacidade e responder a demanda das crianças, adolescentes e das atividades desenvolvidas pelas professoras, voluntários e colaboradores, sobretudo na parte administrativa. É uma felicidade para a gente e para todas as outras instituições ter esse apoio do Ministério Público de Sergipe”, destacou a Irmã Marisa, gestora do Oratório.
As instituições beneficiadas foram Oratório de Bebé; Casa do Pequenino; Instituição Beneficente Emmanuel (IBEM); Abrigo Sagrado Coração de Jesus; Casa Lar Travessia; Casa Lar Mãe Carira; Unidade de Acolhimento Mista Irmã Valmira; Abrigo Dona Dadaça; Abrigo Regional em Frei Paulo; Creche Lar de Zizi; Lar Infantil Reconstruindo Uma História; Associação Católica Bom Pastor; Casa Lar Emerson de Oliveira Andrade; Serviço de Acolhimento Institucional Anjos do Futuro; Casa Lar Maria Dantas Pinheiro ‘Titia Maria’; APAE Aracaju; Casa de Acolhimento Institucional Girassol; Abrigo Terezinha Rodrigues do Amor Divino e Unidade de Acolhimento Nossa Senhora da Vitória.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Ícaro Novaes