O Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Infância e da Adolescência (CAOpIA), participou das atividades da programação especial do Mês das Crianças da Biblioteca Pública Epiphanio Dória (BPED). Durante todo o mês de outubro, a BPED está promovendo diversas ações recreativas e lúdicas para o público infantil: contação de histórias, apresentações teatrais, brincadeiras e jogos.
Nos dias 10 e 11, a Biblioteca recebeu aproximadamente mil crianças, que puderam brincar no pula-pula, escorregador infantil, piscina de bolinhas, entre outros brinquedos. A ação foi resultado da parceria com o MPSE, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), a Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) e o Oratório Festivo São João Bosco (Oratório de Bebé).
“Nosso intuito foi propiciar um dia de muita alegria e aprendizagem para as crianças. Aqui na Biblioteca Epiphanio Dória o hábito da leitura é apresentado às crianças desde cedo. Temos visitantes a partir do primeiro ano de vida, que vêm com os pais e participam de contação de história que, com certeza, fará deles no futuro grandes apreciadores da leitura. Tenho certeza de que eles saíram daqui muito felizes e com o gostinho do prazer pela leitura”, ressaltou a Diretora da Biblioteca, Juciene Maria de Jesus.
A Promotora de Justiça da Infância e Adolescência, Lilian Carvalho, destacou que a Biblioteca Pública Epiphanio Dória é parceira do MPSE em vários projetos na garantia de direitos fundamentais de crianças e adolescentes. “A biblioteca abre conhecimento. Quem lê e estuda se empodera, cresce feliz e com conhecimento, o que é melhor ainda. Estamos comemorando o mês das crianças, mas, acima de tudo, não podemos esquecer que o lazer e o brincar são direitos fundamentais delas. Toda criança, independentemente de sua condição social, precisa brincar para tenha uma infância feliz, torna-se um adolescente mais participativo e chegar à fase adulta com responsabilidade e comprometimento”, frisou.
Para a Promotora de Justiça e Diretora do CAOpIA, Talita Cunegundes Fernandes, a BPED é um espaço público que toda a população sergipana deveria conhecer. “A formação em um ambiente tão prazeroso e acolhedor como esse, com tanta cultura à disposição e gratuito, precisa e merece ser apreciado”, enfatizou.
“Foi uma manhã completamente diferente para as crianças, recreativa e de inclusão, que muitas vezes elas não têm acesso”, comemorou o Diretor do Colégio Estadual Professora Áurea Melo, Gustavo Aragão.
Com informações da BPED
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: MPSE e BPED






