O Procurador de Justiça aposentado, Eduardo de Cabral Menezes, voltou a ser homenageado pelo Ministério Público de Sergipe, em sessão do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), por onde o ilustre membro passou durante sua atuação ministerial. Ele foi protagonista do primeiro documentário do projeto MP Memórias, desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social, que conta a sua trajetória e contribuição na construção do Ministério Público de Sergipe.
O documentário gravado com Eduardo de Cabral Menezes foi exibido para os Procuradores de Justiça, durante a sessão do CPJ, com a presença de familiares do homenageado e servidores que atuaram na produção e edição do documentário.
O Procurador-Geral de Justiça e Presidente do CPJ, Manoel Cabral Machado Neto, definiu o projeto como um marco no reconhecimento e valorização dos membros que tiveram uma vida profissional dedicada ao MPSE. “Esse projeto nos emociona e eu considero um marco, porque nós temos que colocar em prática a necessidade de perenizar os grandes homens e mulheres que fizeram essa instituição. Quem permanece tem esse legado e responsabilidade de continuar deixando o Ministério Público no nível construído pelos que passaram por aqui, valorizando e enaltecendo-os como fonte de sabedoria e experiência”, destacou.
A sessão contou com as presenças dos Procuradores de Justiça José Carlos de Oliveira Filho, Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, Rodomarques Nascimento, Luiz Valter Ribeiro Rosário, Josenias França do Nascimento, Ana Christina Souza Brandi, Celso Luís Dória Leó, Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, Carlos Augusto Alcântara Machado, Ernesto Anízio Azevedo Melo, Jorge Murilo Seixas de Santana, Paulo Lima de Santana e Luiz Alberto Moura Araujo.
Em depoimentos de homenagens, os Procuradores de Justiça mencionaram a relação de docência com Eduardo de Cabral Menezes, revelaram tê-lo como inspiração e exaltaram a lucidez do homenageado em rememorar, durante a sessão, episódios que marcaram a sua atuação profissional.
Emocionado, o Procurador de Justiça aposentado agradeceu o carinho dos membros e citou que o projeto é a realização de um desejo antigo dele. “É uma grande iniciativa do PGJ e dos demais colegas, de preservar a memória da instituição. Eu quando estava na atividade, sempre pugnei para que fosse criado um banco de dados para se preservar a memória dos membros. Vejo com felicidade esse momento em que se demarca essa propositura, de forma a preservar essa história para as futuras gerações. Talvez os colegas não sejam capazes de aquilatar o significado, depois de 15 anos de aposentado, que ainda se lembrem de mim com tal manifestação de carinho. Me comovo com essa manifestação de gratidão”, descreveu Eduardo de Cabral.
O documentário de Eduardo Cabral de Menezes está disponível no canal do Youtube do Ministério Público de Sergipe. Assista clicando aqui!
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Ícaro Novaes