Conhecer o próprio corpo e identificar possíveis alterações são ferramentas importantes de empoderamento da mulher com a sua própria saúde e bem-estar. O câncer de mama é a primeira causa de morte, por câncer, na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.
O foco da Campanha lançada pelo Ministério Público de Sergipe, através dos Centros de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher e dos Direitos à Saúde, em apoio ao Outubro Rosa e à prevenção do câncer de mama, é “Cuide de você: faça o autoexame”.
A prevenção começa no dia a dia, em nosso estilo de vida, como uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e o autoexame da mama. A detecção precoce do câncer de mama aumenta consideravelmente as chances de cura e, muitas vezes, a descoberta acontece através do toque. Para a realização do exame é importante que conheçamos detalhadamente essa parte de nosso corpo – como textura, tamanho e formato – pois isso facilitará a percepção de qualquer anormalidade.
O autoexame é recomendado para todas as mulheres acima dos 20 anos de idade e deve ser realizado uma vez por mês. A melhor época para realizá-lo é no sétimo dia logo após o início da menstruação; já para as mulheres que não menstruam mais, o ideal é que se escolha um dia por mês para fazê-lo.
“Apesar de ser um ato tão simples e rápido, devido à correria deixamos esse momento de extremo cuidado, carinho e atenção de lado. Para incentivar as mulheres da instituição vamos promover diversas atividades durante o mês, mas ressaltando que devemos estar atentas o ano inteiro”, destacou a Promotora de Justiça e Diretora do CAOp da Mulher, Cecília Nogueira Guimarães Barreto.
Para o Promotor de Justiça e Diretor do CAOp da Saúde, Raymundo Napoleão Ximenes Neto, “o autocuidado faz parte do autoconhecimento e empreender esse movimento em favor de si mesmo é um passo de muita relevância que cada um de nós deve sempre buscar dar. Essas campanhas anuais nos ajudam a criar o bom hábito de atentarmo-nos para nossa saúde e sem dúvidas o Outubro Rosa ajudará a salvar vidas de muitas brasileiras”, reforçou.
> Você sabe como fazer o autoexame?
Em frente ao espelho:
- Posicione-se em frente ao espelho;
- Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
- Coloque as mãos na cintura fazendo força;
- Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
- Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
Em pé (pode ser durante o banho):
- Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
- Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
- Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
- Sinta a mama;
- Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
- Repita os movimentos na outra mama.
Deitada:
- Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;
- Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;
- Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);
- Depois apalpe as axilas;
- Inverta o procedimento para a mama esquerda.
Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.
Com informações dos Portais: www.blog.saude.gov.br / www.gineco.com.br / www.inca.gov.br
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Cards: Divisão de Design e Mídia/MPSE