O Ministério Público de Sergipe esteve na Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Econômica Solidária (Cooperafes) de Moita Bonita. A Promotora de Justiça e Diretora do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Rio São Francisco e Nascentes, Karla Christiany Cruz Leite de Carvalho, visitou a Cooperativa para conhecer o funcionamento e replicar o modelo na Cooperativa de Marchantes do município de Cedro de São João. O intuito é fortalecer a cooperativa para a aquisição do selo de inspeção e indicador geográfico para a carne de sol, já que o município é o maior produtor no Estado.
A inciativa é fruto das ações da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/SE). A Equipe Abate esteve, no início do mês de agosto, no antigo matadouro de Cedro de São João e também se reuniu com a gestão municipal para efetivar o funcionamento da Cooperativa dos Marchantes. Os Coordenadores da FPI em Sergipe, Maciel Oliveira (CBHSF), Karla Carvalho (MPSE) e Lívia Tinôco (MPF/SE) também participaram da reunião.
“Nas tratativas, a Coordenadora da Equipe Abate, Salete Dezen, sugeriu que os marchantes colocassem a cooperativa para funcionar, porque ela só existe no papel. Ressaltou que eles teriam mais força se fossem cooperados e assim conseguiriam adquirir o selo de inspeção e de identificação geográfica para que ninguém vendesse a carne de sol em outros lugares afirmando que é a de Cedro de São João”, explicou a Promotora de Justiça Karla Carvalho.
Em uma das conversas foi mencionado o modelo da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Econômica Solidária de Moita Bonita, uma referência no Estado. “Agendamos uma reunião e depois fomos conhecer de perto todo o processo de produção e funcionamento da cooperativa”, completou a Promotora de Justiça Karla Carvalho.
Participaram da reunião no MPSE, a Presidente da Cooperativa de Moita Bonita, Cledja Vieira dos Santos Costa, e o Coordenador de Logística, José Joelito Costa Santos; o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Irrigação de Cedro de São João, Ariosvaldo Alves Melo; e o Diretor de Departamento de Juventude e Empreendedorismo, Cleomárcio Ferreira Soares.
> Visita Seagri
“Para a orientar os marchantes sobre a importância do selo de inspeção e indicador geográfico, a Coordenadora da Equipe Abate da FPI, Salete Dezen, entrou em contato com a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri)”, destacou a Promotora de Justiça Karla Carvalho.
O Médico Veterinário Célio Fontes e o Técnico Agrícola José Neviton estiveram no município de Cedro de São João, no início de setembro, e conversaram com marchantes para colocar em prática as análises necessárias para o funcionamento da cooperativa de carne.
Foi ressaltado que, através da cooperativa, será criado o selo e a identificação geográfica que constará em todo o processo de comercialização que atenderá aos órgãos competentes, visando melhorar a qualidade e comercialização no âmbito do processo atacadista e varejista em todo o território nacional.
> Selo de inspeção e indicador geográfico
Os selos de inspeção garantem que o produto segue todas as regulamentações requeridas e possui condições higiênico-sanitárias adequadas para a comercialização. Atualmente há no Brasil 3 esferas de inspeção, os Serviços Municipais, Estaduais e Federal – (SIM, SIE e SIF). Cada uma das esferas utiliza os selos (ou carimbos) que devem constar nas embalagens dos Produtos de Origem Animal (POA), de forma individual, sendo a garantia de que o produto passou por uma inspeção industrial e sanitária, conferindo alimentos de origem animal seguros, que atendem critérios exigidos por legislações.
O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.
________________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: MPSE / FPI Sergipe