O Ministério Público de Sergipe participou do XII Encontro Nacional da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid), nos dias 22 e 23 de setembro, em Vitória-ES, evento que abordou o tema “Os aspectos psicossociais da violência de gênero contra as mulheres”. Foram dois dias de palestras, debates e trocas de experiências envolvendo temas relacionados ao combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres e os impactos na saúde mental.
Na solenidade de encerramento do evento, promovido pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em Vitória-ES, a Procuradora-Geral de Justiça da instituição e presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), Luciana Andrade, destacou a importância das discussões, tendo como foco a garantia da proteção integral das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
“Os eventos da matéria de defesa dos direitos das mulheres promovidos aqui são sempre muito prestigiados e, não é à toa, portanto, que a sociedade capixaba vê no Ministério Público um grande defensor das mulheres. Desistir jamais, esmorecer nunca! Essas são palavras de ordem no nosso dia a dia”, ressaltou Luciana Andrade. A Procuradora-Geral de Justiça do MPES também agradeceu o empenho de todas e todos que participaram e auxiliaram na realização do encontro.
Representando o Ministério Público de Sergipe, a Promotora de Justiça Cecília Nogueira Guimarães Barreto (Diretora do CAOp da Mulher), que é integrante da Copevid, enalteceu o encontro com Membros de outros MP’s e especialistas no assunto. “Foi uma oportunidade gigante para poder ouvir palestrantes das searas da psicologia e jurídica, tratar da temática, trocar ideias a respeito da situação e construir uma tratativa. Na ocasião, também realizamos uma reunião interna da Copevid, observando como se comporta a violência doméstica com a sistemática de varas híbridas no Estado de Mato Grosso, com a aplicabilidade do Formulário de Avaliação de Risco na interseccionalidade de outros temas, como crianças e idosos, e também na sondagem de colegas pelo Brasil a respeito da conexão de crimes na vara da Lei Maria da Penha”, destacou.
A Copevid integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), que tem por finalidade promover, proteger e defender os direitos fundamentais dos cidadãos e é ligado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG).
Com informações e fotos do MPES
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe