Reconhecer, valorizar e homenagear! São com essas diretrizes que o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, lançou nesta sexta-feira, 9, o projeto ‘MP Memórias’, com documentários mostrando a trajetória de membros aposentados que contribuíram para a construção do Ministério Público de Sergipe. O lançamento foi marcado com uma homenagem ao Procurador de Justiça aposentado, Eduardo de Cabral Menezes – personagem do primeiro documentário do MP Memórias.
Além de enaltecer o papel dos membros aposentados, o projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social e Divisão de Design e Mídia, abre uma nova prateleira memorial no âmbito do Ministério Público de Sergipe, em parceria com a Coordenadoria de Documentação e Memória. O material servirá como objeto de estudo e referência para aqueles que se debruçam sobre o histórico e atuação do MP.
Para o PGJ, o MP Memórias representa uma responsabilidade com a história dos membros e da própria instituição. “Às memórias de uma vida profissional são um dos maiores patrimônios humanos que a gente constrói. E quando se trata desses valorosos membros, as trajetórias se misturam com a própria história do Ministério Público. Eles serão sempre fonte de sabedoria e de experiência para os novos colegas que atuam no órgão. O nosso compromisso será sempre enaltecer a contribuição deles e torná-la acessível para as gerações subsequentes”, frisou Machado Neto.
Primeiro homenageado do projeto, o Procurador de Justiça aposentado Eduardo de Cabral Menezes não escondeu a felicidade. “É extremamente gratificante, porque como eu tive a oportunidade de frisar, depois de 15 anos de aposentadoria, meus colegas lembrarem de mim para fazer essa sessão rememorando minha passagem pelo MP, que se estendeu por cerca de 40 anos. É, no mínimo, reconfortante. Eu só posso agradecer a lembrança dos meus colegas, capitaneadas pelo PGJ Manoel Cabral Machado Neto, tudo que me foi conferido nessa data. Deixo aqui registrado o meu maior agradecimento”, enfatizou.
O conteúdo do projeto é produzido em formato de documentários, com execução e edição própria da Coordenadoria de Comunicação Social e Divisão de Design e Mídia. Os vídeos serão publicados de maneira quinzenal, no site e no canal do Ministério Público de Sergipe no Youtube, ficando disponibilizado de maneira permanente.
Diretor da Coordenadoria de Comunicação Social, o Promotor de Justiça Fábio Viegas reforçou o empenho do setor em modernizar a comunicação institucional. “O MP Memórias é mais um dos projetos inéditos que conseguimos colocar em execução neste ano, tornando mais dinâmica e multimídia a maneira do Ministério Público de Sergipe se comunicar internamente e para a sociedade. É um trabalho fruto de um esforço conjunto dos servidores e que não deve parar por aí”, pontuou.
O primeiro vídeo do MP Memórias foi apresentado com a presença do protagonista, o Procurador de Justiça aposentado, Eduardo de Cabral Menezes, e dos seus filhos, José de Faro Menezes Neto e Eduardo de Cabral Menezes Filho. Prestigiaram a homenagem o PGJ, Manoel Cabral Machado Neto; o Subprocurador-Geral de Justiça, Ernesto Anízio Azevedo Melo; o Ouvidor José Carlos de Oliveira Filho; o Procurador de Justiça Luiz Valter Ribeiro Rosário; os Promotores de Justiça Nilzir Soares Vieira Junior (Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça); Etélio de Carvalho Prado Junior (Secretário-Geral do MPSE); Fábio Viegas Mendonça de Araújo (Diretor da Coordenadoria de Comunicação Social); José Elias Pinho (Assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça); Flaviano Almeida (Diretor do GSI); Ricardo Sobral; e Amilton Neves Brito.
> Confira abaixo o vídeo
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Géssica Souza








