O Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação e da 6ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, realizou uma audiência com representantes da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed), para que fossem apresentadas e discutidas as ações que estão sendo executadas pelo Município no desenvolvimento da educação infantil.
O Secretário Municipal de Educação, Ricardo Abreu, e o Diretor de Educação Básica da Semed, Evilson Nunes, traçaram os métodos que estão sendo implementados para auxiliar as crianças com dificuldade de aprendizagem no ensino público, e reafirmaram o plano de ampliar a atenção aos alunos com algum tipo de deficiência.
O Diretor do CAOp dos Direitos à Educação e titular da 6ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, com atuação na área da educação, o Promotor de Justiça Orlando Rochadel, enalteceu o trabalho realizado. “Observamos que eles estão priorizando a qualidade do trabalho, que é muito importante para estabelecer um ensino eficaz, implantação dos processos de avaliação, reformas de escola. Foi uma reunião proveitosa em que o Diretor também mencionou que muitos alunos estão com dificuldade de compreender o texto, na escrita. Então eles identificaram esses alunos e fizeram por duas semanas um reforço, em que muitos aprenderam a ler e escrever nesse período”, comemorou.
O Secretário Municipal enfatizou o papel do Ministério Público de Sergipe no acompanhamento dos trabalhos. “Em aproximadamente três meses de gestão, é a segunda visita que faço ao Ministério Púbico, especificamente junto com o doutor Orlando. A reunião de hoje foi produtiva, tivemos oportunidade de apresentar a proposta pedagógica do Município de Aracaju, para os anos de 2022 a 2024, especificamente na recomposição da aprendizagem dos nossos estudantes. Na Semed estamos focando principalmente em 2022, com a recomposição da alfabetização linguística e matemática, mas para 2023 há outros desafios que vamos encontrar”, afirmou Ricardo Abreu.
O Diretor de Educação Básica complementou que todo o processo está sendo feito com transparência. “Estamos fazendo um trabalho centrado, no domínio da leitura, e da escrita por todos os alunos da rede municipal, ao mesmo tempo em que prestamos contas do que estamos fazendo. É essencial para garantir a transparência da política pública”, reforçou Evilson Nunes.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Ícaro Novaes