[vc_row][vc_column][vc_column_text]
O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, prestigiou a inauguração do espaço batizado de Sala Paulo Almeida Machado, na Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em homenagem ao pai do Procurador de Justiça Carlos Augusto Alcântara Machado. No primeiro andar do prédio, o espaço reúne o acervo pessoal que o ex-professor de muitas gerações e ex-Procurador-Geral da universidade acumulou durante mais de 60 anos de estudos, até o seu falecimento em 2015.
Também prestigiaram a inauguração o Corregedor-Geral, Eduardo Barreto d’Avila Fontes; os Procuradores de Justiça Rodomarques Nascimento, Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, Jorge Murilo Seixas de Santana e Luiz Alberto Moura Araujo; o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, o Promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Junior; e o Promotor de Justiça Eduardo Matos.
A Sala reúne quase trinta mil volumes de Filosofia, Direito, Teologia, História e várias outras áreas do saber que foram entregues à Universidade Federal de Sergipe e já estão disponíveis para consulta na Biblioteca Central (Bicen), Cidade Universitária.
A iniciativa da doação partiu do próprio Paulo Machado que, ainda em 2013, dirigiu carta à gestão da universidade manifestando o desejo de doar todo o seu acervo, pelo qual, conta o seu filho e também professor do Departamento de Direito, o Procurador de Justiça Carlos Augusto Alcântara Machado, mantinha grande cuidado e zelo.
O Reitor da UFS, Valter Santana, frisou a importância do conjunto disponibilizado pelo ex-professor Paulo Machado. “Homenageamos um dos nossos mais honrosos quadros, um sujeito de auspiciosa carreira, cuja trajetória de vida e serviço público são meritosos de toda reverência pela sociedade sergipana”. E completou: “Essa sala honrará a memória do nosso homenageado todas as vezes que o acervo aqui disponível servir para inspirar e impulsionar os estudos e a curiosidade dos nossos alunos”.
Biografia
Nascido em Lagarto em 1927, graduado em Direito, Letras, Filosofia e Teologia, Paulo Almeida Machado foi jornalista, poeta, filósofo, advogado e professor, lecionando na antiga Faculdade de Direito e da Faculdade Católica de Filosofia, escolas que posteriormente viriam a compor a Universidade Federal de Sergipe, em 1968.
Foi Procurador-Chefe da Assessoria Jurídica da universidade, Vice-Diretor do Departamento de Direito, Diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), servindo à instituição por mais de 40 anos, até se aposentar voluntariamente em 1995, como Professor Titular. Em 1999, recebeu do Conselho Universitário (Consu) o título de Professor Emérito.
Atuou como advogado do Banco do Brasil por trinta e cinco anos, foi secretário da Casa Civil nos governos de João Andrade Garcez e Paulo Barreto de Menezes e Diretor do Jornal católico “A Cruzada”, da Arquidiocese de Aracaju e é patrono da Cadeira nº 28 da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, hoje ocupada pelo filho e Procurador de Justiça Carlos Augusto Alcântara Machado.
Com informações da UFS
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Icaro Novaes
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_media_grid element_width=”6″ grid_id=”vc_gid:1658235511826-85061ada-6bfe-10″ include=”24402,24395,24397,24398,24400,24401,24396,24399″][/vc_column][/vc_row]