Você está aqui:

CNPG – Ministério Público Brasileiro debate direitos fundamentais da sociedade

O Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, participou no dia 29 de junho, de forma virtual, da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), realizada em Vitória, no Espírito Santo. O evento aconteceu paralelamente à realização das Reuniões Ordinárias do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) e do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC).

Dentre as pautas do CNPG, foi discutida a atuação do Ministério Público Brasileiro na defesa dos direitos fundamentais. “O MP é uma entidade de iguais trabalhando pelo Brasil e pela sociedade. No momento delicado pelo qual passa a nossa democracia, devemos atuar com sabedoria, usando da nossa independência funcional para dialogar com os poderes, com responsabilidade, sempre de forma propositiva, assegurando à sociedade acesso à cidadania, à democracia e aos direitos humanos”, salientou a Presidente do CNPG, a PGJ do MP da Bahia, Norma Cavalcanti.

Além desse tema, a Presidente do CNPG falou sobre a atuação integrada dos Procuradores-Gerais de Justiça em torno de uma agenda positiva. “Nesse momento desafiador para o nosso país, cabe a nós, como membros, servir de forma propositiva, trazendo pautas positivas e atuando junto aos poderes para o fomento da democracia”, ressaltou.

> Movimento Nacional em Defesa do Direito das Vítimas

Durante a reunião, foi apresentado o Projeto de Lei que cria o Estatuto em Defesa da Vítima, e a Presidente do CNPG, Norma Cavalcanti, assinou o Termo de Adesão ao Movimento Nacional em Defesa do Direito das Vítimas. A assinatura marca o compromisso dos PGJs do Brasil de observar os termos da Resolução nº 243 de 2021 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); promover a ampla comunicação do tema entre seus membros e servidores, incentivando-os a participação nas capacitações do CNMP sobre o tema; e promover a cultura de medidas que evitem a revitimização, além de disponibilizar projetos de melhores práticas e priorizar a implantação de núcleos ou centros de atendimento às vítimas, em conformidade com a disponibilidade de recursos de cada MP.

Com informações e fotos do CNPG

Clique abaixo e confira as matérias no site do CNPG

Reunião do CNPG debate atuação integrada em torno de agenda positiva no MP brasileiro

Ministério Público debate direitos fundamentais da sociedade em evento nacional do CNPG, GNDH e GNDC no Espírito Santo

_______________________

Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail:
 comunicacao@mpse.mp.br
Facebook:
 mpseoficial
Instagram:
 mpsergipe
YouTube:
 mpsergipe

Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe

Acompanhe nossas Redes Sociais

Compartilhe esta Notícia