O Ministério Público de Sergipe, por meio da 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão Especializada na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, doou, na segunda-feira, 20, dez computadores à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social de Aracaju (Semfas). Na semana passada, foram entregues oito computadores aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) “São João de Deus”, “Gonçalo Rolemberg”, “Viver Legal” e “Maria Pureza”.
De acordo com o Coordenador da Proteção Social Especial (PSE) da Semfas, Edilberto Filho, os 10 equipamentos serão distribuídos entre outros Creas, Casas Lares e Repúblicas (que assistem jovens egressos do sistema de proteção).
“É uma satisfação muito grande receber esses equipamentos de um órgão tão importante como o Ministério Público. A partir dessa cessão, poderemos oferecer uma melhor condição no atendimento de crianças e adolescentes de Aracaju. E temos a responsabilidade de prestar um serviço com decência, possibilitando a otimização dos atendimentos e auxiliando na realização de atividades socioeducativas”, agradeceu Edilberto Filho.
A Promotora de Justiça da Infância e Adolescência de Aracaju, Lilian Carvalho, destacou que é preciso manter um diálogo e articulação institucional para garantir os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Fiz esse pedido ao nosso Procurador-Geral de Justiça, que foi sensível em atender. Além de cumprirmos o nosso papel de acompanhamento e fiscalização dos serviços, buscamos fazer essas destinações para auxiliar as equipes que atuam na rede de proteção. O nosso foco é dar atenção e dignidade, da melhor forma possível, às pessoas que são atendidas pelos serviços de acolhimento do Município”, ressaltou.
“O Ministério Público tem por obrigação constitucional defender a criança e o adolescente e dar proteção integral e absoluta. Parcerias como essas acrescentam ao trabalho que é feito pelas Promotorias de Justiça, através de ações judiciais, mas que precisa ser complementado por programas e medidas extrajudiciais. Ao doar esses equipamentos, esperamos que eles auxiliem na prestação de um serviço de qualidade para a formação cidadã de crianças e adolescentes”, reforçou o PGJ Manoel Cabral Machado Neto.
> Presenças
Além dos já citados, também participaram da entrega: o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, o Promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Junior; e representando a Semfas, a Gerente da Alta Complexidade, Monique Tayanine Cruz, e a Referência Técnica do Serviço Especializado em Abordagem Social, Margareth Rodrigues.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Géssica Souza