“A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é natal… Quando se vê, já terminou o ano… Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê, passaram ‘40’ anos! (…)”. Foi parafraseando o poema “O Tempo”, de Mário Quintana, que o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, deu início à homenagem, no Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), a sete Procuradores de Justiça que completam, neste mês de maio, 40 anos de comprometimento e serviços prestados ao Ministério Público de Sergipe. Para marcar a celebração, os homenageados receberam placas comemorativas.
Os Procuradores de Justiça José Carlos de Oliveira Filho, Rodomarques Nascimento, Luiz Valter Ribeiro Rosário, Ana Christina Souza Brandi, Celso Luís Dória Leó, Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, Ernesto Anízio Azevedo Melo foram aprovados no concurso público para o cargo de Promotor de Justiça e tomaram posse no dia 10 de maio de 1982. Os membros Paulo Lima de Santana e Luiz Alberto Moura Araujo também foram saudados por integrarem a turma.
O PGJ ainda agradeceu aos membros pelo apoio na condução do órgão ministerial. “Agradeço a cada um dos senhores e senhoras por toda força e auxílio que tem me dado nessa breve passagem à frente da instituição, pois não seria possível enfrentar tantos desafios sozinho. Estou bastante feliz de estar presente nesse momento de celebração. Desejo saúde e muita vida pela frente para que possamos fazer essa instituição, tão importante para a sociedade, evoluir ainda mais”, completou Machado Neto.
Ao fazer uma saudação aos colegas, o Procurador de Justiça, Ouvidor do MPSE e Decano do CPJ, José Carlos Oliveira Filho, declamou: “ó tempo bom que não volta mais. Lá se vão 40 anos, exatos 14.600 dias e noites. Ontem, todos jovens; hoje, alguns nem tanto. E uma pequena parte desses nossos colegas, lamentavelmente, já habita as planícies verdejantes do céu. Nada mais se repetirá como antes, são outros tempos, outras ideias, outras inspirações. Até aquela antiga ternura não existe mais, tudo tem evoluído, poucas coisas atualmente fazem sentido (…) a roda da vida girou”.
Imagens de documentos e fotografias dos membros foram exibidas em um vídeo idealizado pela Procuradora de Justiça Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg.
Ao final das homenagens, os membros rememoraram algumas histórias ao longo da carreira, relataram momentos de aprendizado, dificuldades, alegrias e tristezas, e agradeceram ao Procurador-Geral de Justiça o reconhecimento.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Ícaro Novaes