O Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher, recebeu a visita de estudantes da Escola Estadual Monsenhor Carlos Camélio Costa, para uma conversa sobre o papel da mulher na sociedade, igualdade de gênero e medidas de enfrentamento à violência contra a mulher. Os alunos estavam acompanhados da professora Rosana Batista e foram recebidos pela Promotora de Justiça Cecília Nogueira Guimarães, Diretora do CAOp dos Direitos da Mulher.
O encontro faz parte do projeto ‘Aula Cidadã. Eu meto a colher sim’, desenvolvido pela unidade educacional com apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe (Seduc). Além de promover debates e estimular o aprendizado sobre o papel da mulher na sociedade, o projeto está construindo um catálogo com 30 mulheres sergipanas ou radicadas no Estado, que ocupam cargos de relevância e atuam em prol dos Direitos da Mulher.
A Promotora de Justiça Cecília Nogueira Guimarães enalteceu a iniciativa dos jovens e pôde contribuir com sua experiência na área. “A vinda desses alunos nos permite a possibilidade de aproximar o Ministério Público de Sergipe com a comunidade, contribuindo para uma transformação social e melhoria da estruturação cultural do ser humano. Projetos como esses mostram que a mentalidade hoje está mudando, desde os primeiros anos da formação cidadã, e o nosso papel aqui é fortalecer esse trabalho social e de todas as políticas públicas para apresentar à sociedade”.
Responsável por acompanhar os alunos Cauê, Ana Melissa e Natália, a professora Rosana Batista é mais uma entusiasta do projeto e o vê como modelo de referência dentro do ensino público. “O projeto ajuda a constatar que o lugar de mulher é onde ela quiser, e por isso nós estamos construindo esse catálogo, usando as experiências e histórias de mulheres como a Doutora Cecília, que atua nessa direção. É a partir dessa premissa de igualdade entre o homem e a mulher que pretendemos caminhar, contribuindo para diminuir o índice de violência que hoje é observado nas estatísticas”, pontuou.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Ícaro Novaes (MPSE)