O Ministério Público de Sergipe, por meio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), recebeu integrantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em Sergipe e realizou visitas a instituições para estreitar relações e promover parcerias.
O Diretor do GSI, o Promotor de Justiça Flaviano Almeida, e o Coordenador do Gabinete, o Coronel Luiz de Azevedo Costa Neto, se reuniram com o Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em Sergipe, Raphael Grisi, e o Oficial de Inteligência, Bruno Moura. A reunião discutiu sobre a adesão do MPSE ao Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento Sensível (PNPC) e a promoção de capacitações para o público interno, através da Escola de Inteligência (Esint).
Acompanhados pelo Diretor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Promotor de Justiça Cláudio Roberto Alfredo de Sousa, os integrantes da Agência também estiveram no Gabinete do Procurador-Geral de Justiça. Eles foram recepcionados pelo Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, pelo Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, o Promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Junior, e pelo Diretor do CAOp da Segurança Pública do MPSE, o Promotor de Justiça João Rodrigues Neto.
“Foi uma visita de cortesia para me apresentar como o novo Superintendente da Agência em Sergipe. Viemos estreitar os laços como o Ministério Público Estadual e demonstrar a nossa vontade de cooperar. A recepção foi a melhor possível. Foi uma satisfação perceber essa facilidade de integração e a disponibilidade de cooperação, tanto na parte operacional, como nas capacitações”, destacou Raphael Grisi.
O Oficial de Inteligência Bruno Moura falou sobre a parceria com o MPSE. “Além da atuação no combate ao crime organizado e na área de inteligência, nós também atuamos na área de segurança institucional, que é chamada de contrainteligência. E, nessa área, já tivemos a oportunidade de atuar junto ao Gaeco e ao GSI. A ideia é que isso possa progredir, evoluir e se aprofundar para as áreas de segurança de instalações, de dados, de pessoal, com diagnósticos e produção de relatórios. O Ministério Público de Sergipe aderiu ao Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Abin, e ano passado participamos de um webinário realizado pelo GSI”, explicou.
Visita à Polícia Federal em Sergipe
O Diretor e o Coordenador do GSI estiveram na sede da Polícia Federal em Sergipe (PF/SE). O objetivo foi reafirmar as relações entre as instituições e fazer tratativas acerca da regulamentação e concessão do porte de arma de fogo para os membros do MPSE.
Participaram da reunião, o Superintendente Regional da DPF, Juner Caldeira Barbosa, e os Delegados Tony da Costa Pedrosa Ferreira, Frederico dos Santos Rosa, Marcus Vinicius Pioli Luz e Carlos Eduardo de Oliveira Andrade.
Visita ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe
O GSI também realizou uma visita institucional ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). O Diretor do GSI, o Promotor de Justiça Flaviano Almeida, e o Coordenador do Gabinete, o Coronel Luiz de Azevedo Costa Neto, foram recebidos pelo Comandante-Geral do CBMSE, Coronel Alexandre José Alves Silva; pelo Diretor de Atividades Técnicas, Tenente Coronel Fábio Pinto Cardoso; e pelo Diretor Adjuntos Atividades Técnicas, Major Silvio Guimarães Azevedo.
No encontro, além do reforço da parceria entre as instituições, foi colocado em pauta o treinamento anual da Brigada de Incêndio do Ministério Público, que é realizado com o apoio da Corporação.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Géssica Souza / Arquivo GSI






