O Ministério Público de Sergipe recebeu 14 adolescentes, egressos do Projeto Recriarte, que vão ter a oportunidade de estagiar nas diversas áreas de atuação do Órgão Ministerial. A iniciativa é fruto do Termo de Cooperação Técnica entre o MPSE, o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE) e instituições parceiras, articulada pela 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão Especializada na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo é fomentar a inclusão de adolescentes e jovens no Programa Oportunidade Aprendiz, permitindo a experiência prática da formação profissional.
Os jovens foram acolhidos pelo Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, pela Diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência, a Promotora de Justiça Talita Cunegundes, pelas servidoras da Divisão de Serviço Social do MPSE, Ana Celia Barbosa Matias e Jacqueline Monte de Hollanda, pelo servidor da Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz), Cayo Rubens Castilhano, e pelo Coordenador da Divisão de Controle e Gestão de Estagiários (Diretoria de Recursos Humanos), Antônio Diego Cardoso Viana.
“É uma alegria muito grande tê-los aqui. Oportunidades não podem ser perdidas e vocês estão tendo uma excelente. O caminho mais fácil não os leva a lugar algum, e o caminho mais difícil é, necessariamente, o que nos traz as conquistas na vida. Não deixem ninguém dizer que vocês não podem, todo mundo pode, é só querer. Deem o seu melhor nos estudos, nas relações em casa, sejam bons filhos, irmãos, e se esforcem para serem pessoas gentis e responsáveis. É no dia a dia que a gente aprende a tratar bem as pessoas, a ser compreensivo e paciente. Despertem em vocês a boa curiosidade para sempre aprender e não tenham medo de errar. Cada um tem seu talento, façam ele frutificar. Doem-se, dediquem-se, estudem bastante, queremos que vocês sejam melhores cidadãos e cidadãs. Torço muito por vocês!”, destacou o PGJ Manoel Cabral Machado Neto.
A Diretora do CAOpIA, a Promotora de Justiça Talita Cunegundes relembrou da época em que foi estagiária, falou sobre o comprometimento e, ao final, leu uma mensagem sobre esperança. “Estou emocionada com a chegada de vocês, pois também comecei como estagiária do Ministério Público lá na Bahia e usei uma camisa muito parecida com essa que vocês estão vestindo hoje. É muito simbólico e me faz ter aquela sensação de que somos um pouco heróis, pois essa farda é como se fosse uma capa que nos impulsiona a ajudar. Todos podem colaborar em algo, cada dia um pouquinho e, de repente estarão fazendo, talvez, muito mais do que imaginavam que fariam. Aqui todos os serviços são imprescindíveis e dentro desta instituição há um grande dever que se chama ‘dever de humanidade’. Lidamos com diversas pessoas e quem chega precisa ser acolhido”.
A Promotora de Justiça Lilian Carvalho não pôde estar presente na acolhida dos jovens, mas agradeceu o apoio e a parceria de todos os envolvidos na iniciativa. “É muito gratificante ver 14 adolescentes aprendizes, egressos do Recriarte, inseridos através das cotas sociais de uma turma de 22 jovens. Alguns deles, inclusive, identificados pela Auditoria do Trabalho em situação de exploração na rua. Agradeço o apoio de todos, sem as parcerias e a somação de esforços seria impossível. Ao todo, já foram quase 200 adolescentes contratados pelas instituições parceiras. Precisamos promover mobilidade social, através da educação e oportunidades. Ou criamos uma rede de oportunidades e de solidariedade, atrelada a políticas públicas efetivas, ou conviveremos com esses abismos sociais gritantes”, ressaltou.
Círculo de Construção de Paz
Em janeiro, os facilitadores da Coapaz, a Promotora de Justiça Lilian Carvalho e os servidores Ana Célia Barbosa Matias e Cayo Rubens Castilhano Santos, realizaram um Círculo de Construção de Paz, no Recriarte, com o objetivo de acolher e motivar os adolescentes inseridos no Programa. O Coordenador da Divisão de Controle e Gestão de Estagiários (Diretoria de Recursos Humanos), Antônio Diego Cardoso Viana, e a Assistente Social da DSS/MPSE, Simone Felício dos Santos, também participaram do encontro.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Géssica Souza / Arquivo Coapaz