Acolher é uma das palavras que definem o trabalho realizado pela Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz) do Ministério Público de Sergipe (MPSE). Inserida como órgão auxiliar do MPSE em 2019, através da Lei Complementar nº 02/90, a Coapaz se tornou o primeiro órgão de autocomposição do Ministério Público Brasileiro com tal reconhecimento.
A Coapaz completou 3 anos de existência em 2021 e celebrou, neste mês de dezembro, os avanços e ampliação da atuação. A Coordenadoria ganhou novo espaço e servidores foram disponibilizados em mais dias para melhor atender às demandas na resolução de conflitos e pacificação social.
Para celebrar mais um ano de atividades, a Coapaz promoveu uma confraternização, que contou com as presenças do Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, e da Coordenadora, a Procuradora de Justiça Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg; dos Procuradores de Justiça Rodomarques Nascimento, Josenias França do Nascimento, Carlos Augusto Alcântara Machado, Jorge Murilo Seixas de Santana e Luiz Alberto Moura Araujo; da Promotora de Justiça Maria Lilian Mendes Carvalho; dos servidores Ana Celia Barbosa Matias, Cayo Rubens Castilhano, Juliana Vasconcelos de Oliveira Freitas, Milton Barreto de Freitas Filho, Verônica Eugênia Morales Salinas Alves, Natália Prata Freitas Cavalcante, Jacqueline Almeida Silva, Petrúcio Casado, Camila Medeiros de Souza Melo Vila Nova e Maria dos Anjos; do estagiário Gabriel Viegas; e de outros convidados apoiadores.
“A utilização dos métodos autocompositivos já é uma realidade da atuação institucional do Ministério Público de Sergipe. A Justiça Restaurativa vem ocupando notável espaço nos Tribunais e promovendo exitosos resultados. A adoção de mecanismos como a negociação, a mediação e a conciliação previne e reduz litígios de natureza coletiva e conflitos de natureza individual que tenham relevância social. É uma forma de solucionar impasses de maneira dialógica e ampliar o acesso à Justiça. Por isso, entendemos que é preciso apoiar a promoção da cultura de paz e fortalecer, cada vez mais, a atuação do MPSE nesse sentido”, ressaltou o PGJ Manoel Cabral Machado Neto.
Com informações e fotos da Coapaz
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe