Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro, o Governo de Sergipe, através da Vice-Governadoria do Estado (VGE), da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizou o “I Seminário Intersetorial de Assistência Social, Segurança Pública e Direitos Humanos: Ressignificando relações”.
O evento foi realizado no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas do Ministério Público de Sergipe (MPSE) e contou com a palestra do Promotor de Justiça e Coordenador da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Copier), Luís Fausto Dias de Valois Santos.
O Seminário teve como objetivo aproximar o trabalho da Assistência Social aos órgãos da Segurança Pública para promover espaços de diálogos e formações continuadas sobre a garantia de direitos da população negra, em situação de rua, LGBTQPIA+, crianças e adolescentes, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais.
“A Copier tem promovido alguns cursos para Policiais Militares, por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). Desta vez, palestramos para 500 novos Policiais que estão concluindo o curso de formação. Abordamos a atuação da Copier, falamos sobre liberdade religiosa e as diversas formas de racismo. Ressaltamos que os cultos religiosos de matriz africana devem ser respeitados e jamais interrompidos, há previsão legal nesse sentido. Além disso, exemplificamos diversas situações de racismo que ocorrem na nossa sociedade e fatos que chegam ao conhecimento do MPSE. A palestra foi mais uma parceria do MPSE, por meio da Copier, com a PMSE, a convite do Comandante do Cfap, o Tenente-Coronel QOPM Edvaldo Barbosa Santos, para orientar os novos Policiais Militares”, explicou Luís Fausto.
Com informações da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Fotos: Pritty Reis (Seias/Governo de Sergipe) / Arquivo Pessoal