O Ministério Público de Sergipe, através do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher, participou da entrega dos lenços arrecadados pela Campanha “Doe Lenços” da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Em adesão ao “Outubro Rosa”, o MPSE apoiou a iniciativa promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da Alese e arrecadou 140 lenços.
Na 5ª Edição, a Campanha “Doe lenços” arrecadou um total de 424 lenços que foram doados às entidades que cuidam e apoiam mulheres com câncer, como a Associação de Apoio ao Adulto com Câncer de Sergipe (AAACASE), a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), a Legião Feminina de Combate ao Câncer e o Grupo Resiliência Feminina de Aracaju.
“A Alese está de parabéns, porque, com essa ação, engajou todos os órgãos públicos. Ainda estamos em um período de pandemia e precisamos unir esforços para ampliar o debate sobre o câncer de mama em Sergipe e promover ações que efetivamente tragam resultados positivos. Agradeço muito a todos que se esforçaram e contribuíram com a campanha”, destacou a Promotora de Justiça e Diretora do CAOp da Mulher, Cecília Nogueira Guimarães Barreto.
Satisfeita com o resultado, a Procuradora Especial da Mulher, a Deputada Goretti Reis, enfatizou que a cada ano, a Campanha tem mais adesões e parceiros. “O tratamento do câncer é um momento sofrido. O simples fato de doar um lenço pode aumentar a autoestima delas”.
Para a representante da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), Maria de Lourdes do Nascimento, além de levantar a autoestima das mulheres, a iniciativa aumenta a vontade dos voluntários de continuarem na luta. “Quando a gente encontra o sorriso no semblante do paciente, temos a força e a vontade de continuar nessa caminhada”.
“O câncer não é o final da vida, é uma fase. Eu sou exemplo disso. Tive câncer em 2008 e em 2018, uso prótese nos seios, e isso não me faz menor ou maior que mulher alguma”, frisou a Coordenadora-Geral do Grupo Resiliência Feminina, Arethusa de Oliveira Santos, que completou: “a iniciativa é importante e o objetivo é levar para a mulher com câncer a capacidade de ressignificar sua vida”.
Com informações e fotos da Alese
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe