Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de conscientização para prevenção do câncer de mama, conhecida como “Outubro Rosa”, agora é a vez dos homens se cuidarem. O Ministério Público de Sergipe, através do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, está apoiando a Campanha “Novembro Azul” para conscientizar os homens sobre a importância dos exames preventivos contra o câncer de próstata.
Para o Promotor de Justiça e Diretor do CAOp da Saúde, Raymundo Napoleão Ximenes Neto, “na estreita do Outubro Rosa, renovo o entendimento que o autocuidado faz parte do autoconhecimento e empreender esse movimento em favor de si mesmo é um passo de muita relevância que cada um de nós deve sempre buscar dar. Essas campanhas anuais nos ajudam a criar o bom hábito de atentarmo-nos para nossa saúde e sem dúvidas o Novembro Azul ajudará a salvar vidas de muitos brasileiros”, reforçou.
Homem também se cuida
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:
Dificuldade de urinar;
Diminuição do jato de urina;
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
Sangue na urina.
Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.
Com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA)
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Cards: Divisão de Design e Mídia/MPSE