A Ouvidoria do Ministério Público de Sergipe divulgou o relatório semestral de atendimento de 2021. Durante a pandemia, o canal se tornou o principal meio de recebimento de demandas da sociedade. Foram disponibilizados ao cidadão o telefone 127, e-mail ouvidoria@mpse.mp.br e o “denúncia on-line” na página principal do MPSE. O questionário on-line é a forma de contato mais utilizada entre o cidadão e o Órgão Ouvidor, e o acesso (facilidade de encontrar informações) foi classificado pelos usuários com 94,11% de satisfação.
Sobre a qualidade do atendimento via e-mail e telefone, o índice de satisfação foi de 89,35%; e o tempo de retorno referente às manifestações foi avaliado com 83,15% de satisfação. Quanto à qualidade do serviço prestado pela Ouvidoria, 87,37% dos usuários se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço.
De acordo com o Ouvidor, o Procurador de Justiça José Carlos de Oliveira Filho, “o esforço e a sensibilidade do Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, propiciaram uma melhoria significativa nas instalações da Ouvidoria que, atualmente, conta com três salas amplas, deixando o ambiente bem mais arejado e organizado. Em decorrência do exaustivo trabalho desenvolvido pela equipe da Ouvidoria no ano de 2020, o PGJ designou dois servidores por um certo período, para colaborar na execução das nossas atividades”.
Manifestações
O Órgão Ouvidor registrou e analisou no primeiro semestre deste ano 3.293 manifestações, um crescimento de 5,73% em relação ao mesmo período do ano de 2020, quando foram acolhidas e analisadas 3.115 manifestações. Destes registros, 3.088 foram efetuados de forma virtual, através de e-mail ou da página da Ouvidoria, totalizando 93,78% das manifestações.
No primeiro semestre foram recebidas 2.855 reclamações, 295 representações, 104 pedidos de informação, 17 sugestões, 11 críticas e 11 elogios.
Unidades que mais receberam manifestações encaminhadas pela Ouvidoria
Após o recebimento da demanda, a Ouvidoria envia a manifestação para a Promotoria de Justiça com a respectiva atribuição (de acordo com o local que ocorreu o fato relatado pelo cidadão ou em razão da existência de procedimento em curso tratando sobre o mesmo assunto).
– As Unidades que mais receberam manifestações foram a 2ª e a 9ª Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Cidadão de Aracaju, especializadas na Defesa dos Direitos à Saúde, com 266 e 250 demandas, respectivamente;
– Promotoria de Justiça dos Direitos do Consumidor de Aracaju, com 168 demandas;
– Promotoria de Justiça de Riachão do Dantas, com 144 demandas;
– 10ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju – Especializada na Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo, Patrimônio Social e Cultural e dos Serviços de Relevância Pública, com 134 demandas;
– Promotoria de Justiça de Carmópolis, com 100 demandas;
– Promotoria de Justiça de Aquidabã, com 83 demandas;
– Promotoria de Justiça de Cristinápolis, com 75 demandas;
– Promotoria de Justiça de Cedro de São João, com 73 demandas;
– Promotoria de Justiça de Arauá, com 58 demandas.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Card: Divisão de Design e Mídia/MPSE