Além dos ventiladores, a SES também fará aquisição de concentradores/usina de oxigênio, medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual
Os Ministérios Públicos do Estado de Sergipe (MPSE), do Trabalho (MPT) e Federal (MPF/SE), e a Justiça do Trabalho destinaram à Secretaria de Estado da Saúde o valor de R$ 1,2 milhão para a aquisição de ventiladores pulmonares para o Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da destinação é diminuir os efeitos da pandemia no Estado de Sergipe e tentar reduzir o número de óbitos. Com o valor da destinação será possível adquirir 09 ventiladores pulmonares.
Parte dos recursos é decorrente da atuação do Ministério Público do Trabalho na Bahia, perante a Justiça do Trabalho baiana, e repassados ao Ministério Público do Trabalho em Sergipe que deliberou com os Ministérios Público Federal e do Estado de Sergipe pela destinação em conjunto. Outra parte teve origem na atuação do MPT em Sergipe, perante a Justiça do Trabalho no Estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) se comprometeu a utilizar os recursos financeiros em questão única e exclusivamente para aquisição dos seguintes equipamentos, insumos e aparelhos na área da saúde para combate à Covid-19: ventiladores pulmonares, concentradores/usina de oxigênio, medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Utilização dos ventiladores pulmonares
A insuficiência respiratória é considerada um dos principais sintomas apresentados por pessoas com Covid-19 que precisam ficar internadas. Nos casos graves da infecção causada pelo coronavírus, a utilização dos ventiladores pulmonares torna-se indispensável como complemento do tratamento, tendo em vista que o vírus pode causar uma inflamação nos pulmões que compromete a principal função do órgão: oxigenar o sangue e eliminar o gás carbônico. Ao ventilador cabe a tarefa de auxiliar o pulmão a retirar o gás carbônico da circulação e oxigenar o sangue. Os aparelhos são utilizados em pacientes intubados ou traqueostomizados.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Ministério Público do Trabalho em Sergipe
*Imagem ilustrativa: Coordenação de Design e Mídia/MPSE