A partir de articulação realizada pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial do Ministério Público de Sergipe (Copier/MPSE), a Universidade Tiradentes (Unit) produziu uma série de reportagens sobre intolerância religiosa. A série faz parte do jornal laboratório da instituição, o Unit Notícias, e é fruto de parceria com o Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana (Forsema). Os cinco episódios estão disponíveis no canal do Unit Notícias no YouTube.
A parceria entre o Forsema e a Unit é parte de procedimento instaurado pela Copier no combate à intolerância religiosa, que também conta com a participação da TV Alese e da TV Câmara.
“Não existe uma supremacia religiosa no nosso país, todas as religiões têm liberdade de serem professadas. Inclusive aquelas pessoas que não têm religião têm esse direito assistido. Nós temos diversas religiões e todas merecem respeito, não só pelo respeito como pessoa, mas pela nossa Constituição”, afirmou o Coordenador da Copier, Promotor de Justiça Luís Fausto Dias Valois Santos.
Copier
A Coordenadoria foi criada a partir da necessidade de garantir o direito à igualdade étnica e racial, através do acompanhamento de demandas que envolvam a inclusão social e a repressão de crimes, o estímulo à criação e monitoramento de políticas públicas para a efetivação dos direitos constitucionais e a indução de ações preventivas e afirmativas para a construção da Igualdade, bem como o fortalecimento da atuação do MPSE na efetivação da Lei nº 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial.
Além de fiscalizar a aplicação das Leis referentes ao enfrentamento das desigualdades étnico-raciais o MPSE, através da nova Coordenadoria, firma parcerias com órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, responsáveis pela promoção de políticas públicas na área, mediante a criação de fluxos de encaminhamento de casos não só de violação de direitos, como também para elaboração e execução de atividades e projetos conjuntos. Além disso, a Coordenadoria promove a valorização da história e cultura negra, inclusive com a inserção em currículos escolares e programas de concurso para carreiras públicas, conforme previsto na Lei nº 10.639/2003.
Clique abaixo e assista à série:
Episódio 01 – As origens da intolerância
Episódio 02 – A importância da união das religiões no combate à intolerância
Episódio 03 – Os impactos da intolerância
Episódio 04 – Os avanços no combate à intolerância
Episódio 05 – Entrevista – Legislação e cenário jurídico da intolerância religiosa
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe