Ouvir texto
O Ministério Público de Sergipe e o Ministério Público do Trabalho (MPT), através do Termo de Cooperação Técnica nº 004/2020 celebrado com o Oratório Festivo São João Bosco, conhecido por Oratório de Bebé, objetivando estabelecer parcerias para atender as demandas relativas à população em situação de vulnerabilidade social e decorrentes da pandemia do Covid-19, viabilizaram a doação de dez computadores, dois smartphones e uma impressora para duas entidades com trabalhos sociais em Sergipe. Os equipamentos foram adquiridos com recursos oriundos de processos judiciais, direcionados para o Termo de Cooperação.
Uma das entidades beneficiadas foi a Associação dos Amigos da Vida em Sergipe (Avise), que é responsável pela manutenção do Centro de Valorização à Vida (CVV), programa que reúne voluntários para atender e dar apoio emocional as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias, com a principal diretriz de evitar o suicídio. A outra entidade beneficiada foi a Remonta Clínica, que presta atendimento psicossocial especializado para a população LGBTQI+, sem fins lucrativos. A microempresa recebeu três computadores, dois smartphones, uma impressora e suprimentos (04 refis epson, uma resma de papel e um antivírus).
Presente durante assinatura do Termo de Entrega dos equipamentos, o procurador-geral de Justiça Eduardo d’Ávila destacou a união de parceiros para viabilizar a ação. “Essa é uma parceria que a gente desenvolve com o MPT desde 2015 e os Termos de Cooperação vêm para somar outros parceiros, para atender as demandas da sociedade, especialmente dos grupos mais vulneráveis. Já desenvolvemos vários projetos e medidas em conjunto, sempre em prol da sociedade. E nessa pandemia, esse tipo de ação vem, sobretudo, para amparar essas classes que estão em condições de disparidade social”.
A escolha das entidades beneficiadas pelo Termo de Cooperação Técnica é feita de forma conjunta pelas promotoras de Justiça Lilian Carvalho, Gicele Cavalcante e Cláudia Calmon, designadas através da Portaria nº 1.280/2020 – A. “A pandemia fez desse um ano atípico, em que precisamos nos reinventar. Nesse período percebemos o aumento de muitas questões de ordem emocional e psicológica, tanto na área da infância, de deficientes, idosos, família, pessoas vulneráveis. Até agosto desse ano tivemos 76 casos de suicídio em Sergipe, o que quase já supera os números do ano passado, que já eram altos. A gente firmou essa parceria em prol de apoiar justamente projetos que atendessem demandas da pandemia”, salientou Lilian Carvalho.
Acompanhada do servidor do MP e voluntário do CVV, Cayo Rubens Castilhano, a diretora-presidente da Avise comemorou a entrega dos equipamentos. “Isso vai fazer toda diferença. Nós estamos por conta da pandemia fazendo o plantão remoto, porque não queremos expor nossos voluntários. Foi instalado um novo programa, o 188 on-line, e grande parte dos nossos voluntários não tem esse equipamento (computadores) e deixaram de fazer seus plantões. Enquanto isso pessoas que necessitam do nosso trabalho estão sendo prejudicadas, sem o nosso apoio emocional. Esses computadores são de suma importância porque vai permitir a expansão do nosso trabalho”, frisou.
Os equipamentos também foram celebrados pela Remonta. “Com a chegada da pandemia, mais pessoas ficaram em vulnerabilidade socioeconômica extrema e com esse apoio, logicamente vamos conseguir alcançar mais pessoas que estão de fato necessitando de atendimento psicológico. Então, para além de Sergipe, nós já estamos atendendo pessoas de outros estados de forma on-line com esse atendimento capacitado. São 120 pessoas assistidas por nós”, destacou Marcela Carvalho, diretora da clínica.
________________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Youtube: mpsergipe
Fotos: Ícaro Novaes