O Ministério Público de Sergipe – por meio das promotoras de Justiça Euza Missano, diretora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher, e Gicele Cavalcante, titular da 11ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju – participou do I Encontro Telepresencial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar em tempos de Covid-19, realizado no dia 30 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional da Mulher.
O Encontro contou com a participação de representantes da rede de atendimento à mulher que falaram sobre a atuação em meio à pandemia e apresentaram propostas para o enfrentamento da violência doméstica durante a quarentena.
Além disso, segundo a promotora de Justiça Gicele Cavalcante, o MP se reuniu com a delegada do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), Mariane Diniz, para apurar o número de registros policiais neste período de isolamento social e verificar se realmente houve aumento dos índices de violência doméstica em Aracaju.
“Desde o início da pandemia, o Ministério Público de Sergipe está atento aos casos de violência. Inclusive, produzimos e divulgamos amplamente nas redes sociais cards com mensagens apoiando às mulheres a denunciarem. Divulgamos os números 181 (Disque Denúncia), 190 (Polícia Militar), o 127 (Ouvidoria do MP)”, destacou Gicele Cavalcante.
A promotora de Justiça Euza Missano também frisou que toda a rede de atendimento à mulher está funcionando para receber as demandas. “Importante que as mulheres tenham conhecimento que todos os órgãos de assistência estão em funcionamento. A Delegacia continua com assistência e os números de contato para denúncias também, toda a rede de proteção está em alerta para garantir atendimento e fazer os encaminhamentos necessários”.
Na 6ª Promotoria de Justiça Criminal de Aracaju, que atua perante o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Aracaju, a promotora de Justiça Lenilde Nascimento Araújo informou ter produzido nos meses de março e abril, respectivamente, 573 e 622 manifestações em inquéritos, ações penais ou incidentes que apuram casos de violência doméstica.
Mulher, você não está sozinha. Denuncie a violência doméstica!
Fale com a Ouvidoria do MP
Telefone – 127 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h)
E-mail – ouvidoria@mpse.mp.br
Site – denúncia online
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
*Imagem Ilustrativa / Foto montagem: Coordenação de Design e Mídia/MPSE