O Ministério Público de Sergipe, através do Gabinete de Acompanhamento de Crise, realizou, nesta sexta-feira, 20, audiência com empresas de materiais e insumos hospitalares para que elas informassem quais os produtos possuem em estoque, para entrega imediata, e em qual tempo poderá fornecer outros produtos para atender as demandas de saúde pública do município de Aracaju, da Fundação Beneficência Hospital de Cirurgia e do Hospital Universitário (HU). Cada empresa, através de representante legal, informou os produtos disponíveis, quais poderão ser disponibilizados e em que tempo.
A reunião foi presidida pelo coordenador do Gabinete de Acompanhamento de Crise do MPSE, o promotor de Justiça José Rony Silva Almeida, e contou com as presenças da procuradora da República do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), Martha Carvalho Dias de Figueiredo; e das promotoras de Justiça do MPSE, Claúdia Daniela de Freitas Silveira Franco, Maria Lilian Mendes Carvalho e Euza Maria Gentil Missano Costa.
“O município de Aracaju informou ao MP que estava com problemas nas compras públicas de insumos e equipamentos médicos necessários e fundamentais para o combate ao Covid-19. Chamamos todas as empresas de fornecimento de material médico, de medicamentos e de insumos que serão utilizados, com urgência, por todos os hospitais da cidade, público ou privado, para saber sobre os estoques e os pedidos de fornecimento. Ficou acordado com o município a requisição de todos os estoques existentes nessas empresas que vieram à reunião. As outras que não compareceram serão chamadas novamente. Devemos manter os hospitais abastecidos para que possam atender à população com dignidade”, explicou Rony Almeida.
As empresas enviarão, ainda nesta sexta-feira, 20, ao Ministério Público e à Secretaria Municipal de Saúde as listas com todos os estoques de materiais e insumos hospitalares de que dispõem atualmente.
Atendimento a pacientes com Covid-19
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ao MP, nesta sexta-feira, 20, que o Complexo Hildete Falcão será utilizado no plano de contingência contra o surto de Coronavírus. Nos próximos 20 dias serão implementados na unidade 40 leitos de enfermaria e 12 leitos de UTI, reforçando o suporte da rede pública de saúde.
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Géssica Souza