“Inteligência Emocional: Estar no controle é uma escolha”. Esse foi o tema do último evento realizado pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) em 2019. A palestra foi ministrada pelo hipnoterapeuta clínico Diego Santiago.
“Foi uma forma de lembrarmos a passagem pelo Dia Nacional do Ministério Público e também para encerrar a programação da Escola. Resolvemos incluir um evento de formação mais humanística, voltado à inteligência emocional, para sair um pouco da temática jurídica e complementar a formação de promotores e servidores”, disse o promotor de Justiça Newton Silveira Dias Júnior, diretor-geral da ESMP.
Em 2019, a Escola Superior promoveu 71 eventos – alguns exclusivos, outros em parceria com Centros de Apoio Operacional e demais órgãos auxiliares. Segundo Newton Silveira, “foram mais de 380 horas, que corresponde a quase 10 vezes a carga horária mínima que o promotor deve reunir para concorrer a uma promoção ou remoção por merecimento”.
Ainda de acordo com o diretor-geral, a retrospectiva do ano é muito positiva, não só em termos quantitativos, mas qualitativos também. “Tivemos uma variedade de temas que foram tratados, incorporando aqueles ligados às comissões e coordenadorias recentemente criadas, como é o caso da Comissão de Defesa dos Direitos LGBT e da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (COPIER)”, salientou.
Para 2020, já estão programados os eventos de realização exclusiva pela Escola Superior, a exemplo do programa Ministério Público Acadêmico – ao longo do ano serão 13 edições. A partir de janeiro, o sistema estará aberto para que os Centros de Apoio e outros órgãos auxiliares façam solicitações. “Nós vamos procurar estabelecer uma espécie de rotina, de maneira que o promotor já saiba que, na primeira e na última segunda-feira de cada mês, pelo menos, haverá um evento com o selo de qualificação, ou seja, um selo de que aquele evento será considerado como técnico-científico”, acrescentou Newton.
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Hebert Ferreira






