Em parceria com a Procuradoria-Geral de Justiça, por intermédio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o Ministério da Justiça, através da Secretaria de Operações Integradas, realizou o “Curso de Entrevista na Atividade de Inteligência – CEAI”. O evento teve duração de cinco dias e contou também com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial de Sergipe.
“O curso de técnicas de entrevista na atividade de inteligência é basicamente oferecido para capacitar os profissionais que atuam na área de segurança, principalmente na atividade de inteligência de segurança pública. Nós [Ministério da Justiça] encaminhamos os instrutores e cada estado indica representantes que funcionarão como multiplicadores”, explicou o secretário adjunto da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, José Washington Luiz Santos.
Na ocasião da abertura, o procurador-geral de Justiça em exercício, Paulo Lima de Santana, deu as boas-vindas aos participantes, oriundos tanto de Sergipe como de outros estados da federação, e parabenizou o Ministério da Justiça pela iniciativa. “O Ministério Público sente-se honrado em sediar este curso, que trata de uma temática tão relevante para a segurança da sociedade”, disse.
Para o diretor do GSI, promotor de Justiça Rogério Ferreira da Silva, o curso de entrevista qualifica a percepção do entrevistador quanto à natureza, à veracidade, aos fatores emocionais e a outros elementos presentes no discurso do entrevistado. “Esses conhecimentos são importantes não só para a atividade de inteligência, mas também para a atuação processual do MP. Afinal, os colegas que trabalham na área criminal, por exemplo, participam frequentemente de entrevistas, seja na modalidade de interrogatório, seja na modalidade da oitiva de testemunhas. Isso acontece nos procedimentos criminais comuns; em mais de uma oportunidade nos casos do tribunal do júri e também na seara cível, quando pessoas precisam ser ouvidas”, disse o promotor. No próximo ano (2020), ele planeja repetir o evento num formato diferenciado, com foco específico na atividade dos membros do Ministério Público.
Presenças
Na solenidade de abertura, também estiveram presentes o ouvidor do Ministério Público, procurador de Justiça Carlos Augusto Alcântara Machado; o chefe da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar de Sergipe, coronel Edênisson Paixão, representando o Comando-Geral da PM; a Tenente-coronel Márcia Oliveira, representando o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros; o superintendente da ABIN Sergipe, Juliano Souza Ribeiro e o diretor da Coordenadoria Geral do Subsistema de Inteligência da SSP Sergipe, José Inefânio, representando a delegada-geral da Polícia Civil.
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Augusto Aranha / GSI