Promover a segurança de membros, servidores e visitantes, e zelar pelo patrimônio da Instituição são alguns dos objetivos do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Ministério Público de Sergipe, criado em 2011, e incluído na Lei Complementar nº 02, de 12 de novembro de 1990, que dispõe sobre a organização e atribuições do MP Sergipano.
O Gabinete possui uma equipe com 95 integrantes – entre eles 47 policiais militares do Batalhão Especial no Núcleo de Segurança Patrimonial, 37 policiais militares e seis bombeiros militares da ativa no Núcleo de Segurança Pessoal, quatro servidores e um coordenador – sob a direção do promotor de Justiça Rogério Ferreira. Entre os serviços executados pelo GSI, estão o acompanhamento de membros a diversos eventos e a inspeções aos presídios, matadouros, delegacias, instituições socioeducativas, audiências, entre outros.
“O desafio do Gabinete de Segurança Institucional é mudar uma cultura antiga de segurança, é quebrar a rotina e mostrar que é preciso sair da zona de conforto e estar atento à realidade do órgão, onde transitam membros, servidores, terceirizados e visitantes. Precisamos fazer com que as pessoas que trabalham na instituição entendam que tudo é feito pelo bem comum. Esse é o papel do GSI preservar, cuidar e zelar do patrimônio físico, das instalações, das informações, da imagem do órgão e, acima de tudo, das pessoas”, frisou o diretor do Gabinete de Segurança Institucional, Rogério Ferreira.
Em outubro, a nova gestão está completando um ano e apresentou o que vem sendo feito. A atividade mais recente foi o “Mês da Segurança Institucional”. Realizado em agosto, o evento atende a uma resolução do Conselho Nacional do Ministério Público e tem objetivo de incentivar e difundir a implementação de uma cultura voltada à segurança institucional no âmbito do MP.
A programação contou com um workshop sobre “Saúde Mental do Servidor”. Além de palestras e oficinas, membros e servidores tiveram momentos de cuidados com o bem-estar físico e mental, através de acupuntura, limpeza de pele e massagem. Também foram promovidas palestra sobre “Educação Financeira” e oficina de “Ginástica Laboral”.
Para os agentes de segurança que trabalham na Instituição foram realizados curso de “Desmontagem e Montagem e Armamento”, capacitação em “Operação de Radiotransmissor/HT”, oficinas de “Defesa Pessoal”, cursos de “Manutenção, Segurança e Prática de Tiro” e “Sobrevivência Urbana”. Integrantes do GSI e colaboradores da Multiserv que atuam nas recepções do MP receberam curso de “Atendimento ao Cliente”. O encerramento do “Mês da Segurança Institucional” teve como palestra “Engenharia Social: Entendendo as Vulnerabilidades do Sistema de Segurança”.
“Buscamos promover várias atividades que estivessem, de forma direta ou indireta, ligadas à segurança. Desde um curso de tiro e defesa pessoal para a capacitação dos policiais militares, ou técnicas de sobrevivência urbana para preparar membros para situações de emergência, até mesmo uma atividade de ginástica laboral, para mostrar ao servidor o quanto é importante que ele tenha um cuidado especial com a condição física dele. O intuito foi trazer informações e dotar os membros e servidores de conhecimento e melhorar a saúde mental para que se possa entender que é preciso estar bem consigo, para estar bem no ambiente de trabalho e cumprir as tarefas diárias. Isso melhora a qualidade do serviço e quem sai ganhando é o Ministério Público que, sem dúvidas, refletirá no atendimento à sociedade”, destacou Rogério Ferreira.
Eventos e cursos realizados pelo GSI no MP
Além do “Mês da Segurança Institucional”, o GSI promoveu outros diversos eventos e cursos voltados para o aperfeiçoamento dos integrantes e de orientação para membros e servidores:
– Segurança Corporativa (ESMP/MPSE), em fevereiro;
– Curso de Segurança Orgânica (parceria com a DINT/SEOPI/ESMP), em abril;
– Mantenha-se Vivo (ESMP/MPSE), em abril;
– Segurança de Dignitários (ESMP/MPSE), em abril;
– Curso de Sobrevivência Policial Urbana (ACADEPOL), em abril;
– Curso Implementando Gestão de Risco no Setor Público, em maio;
– Cuidados com a Rede: Proteção da Imagem – Aspectos Preventivos (ESMP/MPSE), em junho;
– Curso de Videomonitoramento (GSI/MPSE/CIOSP), em julho;
– Curso Implementando Análise de Riscos (ESMP/MPSE), em setembro;
Participação de integrantes do GSI em cursos externos
Integrantes do Gabinete de Segurança Institucional do MP também participaram de cursos em outros Estados:
– Curso de Operações de Inteligência (COI) SEOPI/DINT, em maio – Curitiba/PR;
– Curso de Inteligência Cibernética (CIC) SEOPI/DINT, em maio – Recife/PE;
– Curso de Inteligência de Sinais (CIS) SEOPI/DINT, em junho – Maceió/AL.
Com informações do Gabinete de Segurança Institucional
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Celene Moraes / Géssica Souza