O Ministério Público de Sergipe recebeu a visita do superintendente de gestão administrativa do Ministério Público da Bahia, Frederico Wellington Silveira Soares. Ele veio apresentar o projeto estratégico desenvolvido pelo órgão ministerial baiano: Gestão Pública Administrativa de Excelência (GEPADE). O procurador-geral de Justiça Eduardo Barreto d’Avila Fontes, diversos membros e servidores do MPSE assistiram à apresentação.
Segundo o superintendente, o projeto integra informações e processos, por meio de ferramentas tecnológicas, e tem como objetivo dar eficiência à gestão administrativa, através de um controle maior sobre os recursos públicos aplicados na instituição. “Com painéis eletrônicos, podemos visualizar melhor as informações das diversas áreas que compõem a estrutura administrativa do MP. Dessa forma, analisamos – em cerca de poucos minutos o que antes poderia demorar dias – o que pode ser usado como retorno para outra área”, explicou Frederico.
Ainda segundo ele, esse projeto permitiu que, nos últimos três anos, fosse gerada uma economia de R$ 21.000.000,00 (vinte e um milhões de reais) na instituição. “Com o resultado demonstrado, no ano de 2018, o GEPADE recebeu duas premiações relevantes alcançando a primeira colocação: no Congresso Internacional de Contabilidade Pública e Controle do Gasto Público e no evento de tecnologia ‘Experiência do Usuário’ na Bahia”, frisou.
“O MP da Bahia se sente honrado em poder contribuir com a sua experiência para o MP de Sergipe. É muito importante poder compartilhar boas práticas, pois nossos objetivos são os mesmos. Assim como ocorre no MPBA, percebi que existe por parte do MPSE um grande apoio da administração superior em implementar projeto semelhante. Além disso, também percebi as equipes muito interessadas e engajadas em buscar a efetivação deste projeto. O sucesso é garantido e os resultados logo aparecerão. Agradeço a todos pela acolhida e pela generosa hospitalidade, em nome do PGJ Dr. Eduardo d’Avila (PGJ), do sub Dr. Paulo Lima, do diretor de Planejamento José Ailton, da Alessandra Souza da Gestão Estratégica e do diretor de Tecnologia da informação, Alexandre Souza”, agradeceu o superintendente.
Para o PGJ Eduardo d’Avila a contribuição do MP da Bahia será fundamental para incrementar o trabalho do Planejamento Estratégico do MPSE. “Somos instituições irmãs e parceiras que têm a mesma finalidade, que é servir a população. Tudo o que for para aprimorar o trabalho da instituição e refletir no atendimento à sociedade será sempre bem-vindo. Um projeto extremamente importante de gestão e planejamento estratégico como esse feito pelo MP da Bahia é, sem dúvida, uma ótima prática para replicar. A instituição economiza e pode aplicar os recursos em áreas que precisem de mais atenção. Agradecemos a apresentação do superintendente Frederico Soares e da gentil colaboração da PGJ Ediene Santos Lousado”, destacou.
Com informações do MPBA
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Celene Moraes