“”Violência Doméstica – aspectos teóricos e jurisprudenciais”. Este foi o tema do nono curso do Projeto Ministério Público Acadêmico, uma iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça, em parceria com a Escola Superior do Ministério Público (ESMP). A aula foi ministrada pela promotora de Justiça Titular da Promotoria de Justiça Especial Cível e Criminal de Estância, Cecília Nogueira Guimarães Barreto. Participaram do curso membros, servidores e alunos das universidades e faculdades sergipanas.
Na abertura do curso, o coordenador de ensino da ESMP, Sandro Costa fez uso da palavra para falar sobre o MP Acadêmico e teceu elogios acerca da experiência da palestrante.
A promotora de Justiça Cecília Barreto disse que, através do MP acadêmico, pôde unir a teoria a realidade e despertar novos olhares sobre o assunto. “Hoje tivemos um debate muito produtivo com colegas promotores de Justiça e alunos sobre medidas protetivas trazendo a realidade para o curso e inclusive alguns alunos já saíram daqui com o tema de seu TCC definido o que me deixou muito feliz com a experiência”, frisou.
De forma prática, a promotora de Justiça abordou aspectos teóricos, jurisprudenciais e práticos sobre violência doméstica. “A violência doméstica é um tema atual, polêmico e que sempre existiu e poder trazer a prática de audiência para a sala de aula foi muito gratificante. A violência doméstica é uma violência cultural e social”, destacou Cecília Barreto.
O próximo curso, previsto para o dia 26 de agosto, será sobre “Princípios da Administração Pública e Controle – Da Leniência ao medo”.
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe