A parte de logística para realização do Censo, bem como as atribuições e responsabilidades de cada órgão envolvido ficaram acertadas durante audiência pública realizada no CAOp da Educação, na manhã do dia 27, com a presença do promotor de Justiça, diretor do CAOp, Alexandro Sampaio Santana; da professora Selma Ciqueira, coordenadora do Censo na Secretaria de Estado da Educação – SEDUC; dos secretários Municipais de Saúde de General Maynard, Valdir Silva Santos e da Educação, Adriana Silva Santos; e da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Glécia Goes Santos.
Criado em 1998, o Censo Educacional faz parte do Programa de Atendimento Integral às Escolas (PAIE) e tem o objetivo de detectar os alunos que estão fora das salas de aula, entre 0 e 18 anos, para que seja possível viabilizar e efetuar ações que assegurem a inclusão escolar. O Censo identifica, ainda, nas famílias entrevistadas, problemas socioeconômicos, se há pessoas com necessidades especiais, ou falta de registro de nascimento, proporcionando posteriormente medidas que sanem tais problemas.
Diante dos resultados, são convocadas todas as escolas estaduais e municipais para ofertar vagas pré-existentes a esses potenciais alunos, a fim de que iniciem ou retomem os estudos nos anos subsequentes. O Ministério Público de Sergipe continuará percorrendo os municípios sergipanos para promover inclusão escolar e cidadania.
Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Mônica Ribeiro