O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior e do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher, promoveu, em comemoração ao Dia Nacional da Mulher (celebrado em 30 de abril), uma palestra sobre “Raça e Gênero como Categorias Centrais para a Compreensão da Violência Contra a Mulher”. O Coral do MP, “Vozes da Cidadania”, abrilhantou o evento com as canções “A Paz” e “Maria, Maria”.
Membros, servidores e estagiários do MPSE, agentes integrantes de órgãos e entidades, que compõem toda a rede de proteção aos direitos da mulher e combate à violência de gênero, e comunidade acadêmica lotaram o auditório.
A abertura do evento foi feita pela procuradora de Justiça e coordenadora-geral do MP, Ana Christina Souza Brandi. Logo em seguida, o promotor de Justiça e diretor da Escola Superior do MP, Newton Silveira Dias Júnior, deu as boas vindas à palestrante, a pesquisadora e doutora em Direito professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Márcia Nina Bernardes, e falou sobre o vasto conhecimento dela acerca do tema abordado.
“A discussão epistemológica tem uma relevância fundamental para se avaliar políticas públicas relativas à discriminação de gênero. É preciso discutir a violência contra a mulher, pautada em outros diversos aspectos: acesso à justiça, autonomia e subalternização da mulher, sexualidades, participação política, direito à cidade, mobilidade, julgamentos feministas e muitos outros temas, em relação as mulheres corporificadas, que tem raça, classe e orientação sexual. Para entender o fenômeno da violência, precisamos entender os processos sociais que fazem a violência eclodir. Discriminação, opressão e exclusão são alguns deles”, explicou Márcia Nina Bernardes.
Para a promotora de Justiça e diretora do Centro de Apoio Operacional da Mulher do MP, Euza Missano, o evento foi de fundamental importância. “Precisamos difundir, cada vez mais, as discussões a respeito das condições de gênero, principalmente com a participação da mulher e também das mulheres negras. A fala da professora Nina versou justamente sobre os padrões atuais de comportamento na sociedade não só de inserção das mulheres, mas visando a extinguir a desigualdade, estabelecendo equidade de participação, não só no mercado de trabalho, mas também nas questões de ordem social”, frisou.
Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Géssica Souza