Depois de abordar os temas Improbidade Administrativa e Crise Hídrica, o Projeto Ministério Público Acadêmico realiza curso sobre Tribunal do Júri, o terceiro da programação prevista para 2019. O ministrante foi o promotor de Justiça Deijaniro Jonas Filho.
“O programa está sendo um sucesso. As inscrições ultrapassaram o número de vagas e nós tivemos que realizar a aula de hoje no auditório. Todos os cursos de Direito do estado estão aqui representados. É um momento histórico para o Ministério Público essa ligação entre a nossa instituição e a atividade acadêmica”, disse o promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa, coordenador de ensino da Escola Superior do Ministério Público.
Para Deijaniro Jonas Filho, o projeto é de grande relevância uma vez que os atuais estudantes, em breve, atuarão nas diversas carreiras jurídicas, o que requer o devido preparo intelectual. “No dia de hoje nossa contribuição é no sentido de trazer a experiência que temos no Tribunal do Júri ao longo de muitos anos e transmiti-la aos acadêmicos, seja no aspecto teórico ou no aspecto prático”, salientou.
Já a promotora de Justiça Mônica Hardman disse que o Ministério Público de Sergipe está de parabéns por ter um projeto dessa magnitude, que visa tanto à atualização profissional de seus membros e servidores como também o auxílio aos acadêmicos. “O tema de hoje é de grande relevância, porque a criminalidade tem crescido muito e os crimes de homicídio, infelizmente, têm atingido estatísticas alarmantes, de modo que é muito importante abordar esse assunto com um promotor do escol de doutor Deijaniro”, completou.
A servidora Juliana Vasconcelos, analista processual do MP, avalia que a iniciativa enriquece conhecimentos e traz informações importantes para o trabalho cotidiano. Débora Andrade, também analista do MP, vê o projeto como uma ferramenta inclusiva e que contribui para aproximar as pessoas, especialmente os estudantes, da atividade ministerial.
Bruno Santos Costa, que cursa o primeiro período de Direito na Faculdade Estácio, participou pela primeira vez e afirmou estar muito satisfeito, não apenas com a aula, mas com o fato de conhecer o ambiente institucional. Ele confessou que tem muito interesse pela área criminal e que pretende ser promotor de Justiça. Williany Santos, aluna da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE), acompanha o MP Acadêmico desde o início. “Aqui são abordados assuntos que a gente vê na faculdade, porém de uma forma mais aprofundada. Eu estou achando maravilhoso”, disse.
O próximo curso será no dia 29 de abril, das 08 às 12h, sobre Controle de Constitucionalidade. O ministrante será o procurador de Justiça e professor doutor da Universidade Federal de Sergipe Carlos Augusto Alcântara Machado.
Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Hebert Ferreira