A comunidade do Loteamento Coqueiral, no Porto Dantas, recebeu nesta quarta-feira, 28, o Projeto MP Itinerante – Ônibus da Cidadania. A ação foi no Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo Melo e contou com a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, do Instituto de Identificação, do Ministério do Trabalho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) e da Secretaria de Estado da Educação (SEED).
O MP Itinerante, realizado pela Procuradoria-Geral de Justiça, através da Coordenadoria Geral, promove a cidadania e aproxima a Instituição da população. Através da unidade móvel, a população pode fazer reclamações nas áreas de: Educação, Saúde, Direitos Humanos em geral, Pessoas com Deficiência e Idosos, Infância e Adolescência, Paternidade Responsável, Direito da Mulher, Consumidor, Meio Ambiente e Urbanismo, Entidades de Interesse Social, Patrimônio Público, Atividades Cíveis e Criminais e Segurança Pública.
Durante toda a manhã, a população teve acesso aos serviços: atendimento dos promotores de Justiça e da equipe do MP, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de vacina de sarampo, testes de HIV, Hepatite B e C e Sífilis, emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho, cortes de cabelo e manicure, escovação, entre outros.
Além desses serviços, houve uma apresentação do Grupo de Teatro da SMTT, “Cones”, e a palestra da promotora de Justiça e diretora do Centro de Apoio Operacional da Mulher, Gicele Mara Cavalcante d’Avila Fontes, sobre “Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha”.
“Essa é a segunda vez que contamos com a parceria de vários órgãos. Isso enriquece o nosso Projeto e leva à comunidade uma série de serviços essenciais e cidadania. Queremos agradecer aos nossos parceiros e a toda a nossa equipe pelo apoio. Juntos somos mais fortes”, frisou a procuradora de Justiça e coordenadora geral do MP, Ana Christina Souza Brandi.
Homenagem
O procurador de Justiça Ernesto Anizio Azevedo Melo fez uma homenagem à sua mãe durante a ação. A escola que sediou o evento leva o nome dela “Professora Maria das Graças Azevedo Melo”. O procurador e o irmão Luís José Azevedo Pereira de Melo fixaram um quadro da genitora. “Uma grande educadora”, frisaram.
Presenças
Além dos já citados, também estiveram no MP Itinerante, as promotoras de Justiça Berenice Andrade de Melo e Cláudia do Amaral Calmon (assessora da Coordenadoria Geral do MPSE).
Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Géssica Souza