O Ministério Público de Sergipe prestigiou o evento da instalação do Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR), no Teatro do Centro Cultural de Aracaju. O promotor de Justiça e coordenador de Promoção de Igualdade Étnico-Racial do MPSE (COPIER), Luís Fausto Valois, participou da solenidade. A abertura contou com a apresentação do Coletivo de Ekedes e Ogans do Estado de Sergipe e o encerramento com o Bloco Afro Descidão Quilombola.
O conselho atuará no âmbito municipal, propondo, auxiliando e fiscalizando as políticas públicas que têm como objetivo promover a igualdade racial com foco na população negra, povos indígenas e outros segmentos étnicos da população aracajuana, com a perspectiva de fortalecer o combate ao racismo, reduzir as desigualdades raciais, desconstruir preconceitos e afins.
De acordo com a prefeita em exercício, Eliane Aquino, a instalação do Conselho faz parte da segunda etapa do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. “Na atual conjuntura, negros e negras ainda sofrem muita violência, racismo e preconceito. Portanto, é fundamental que tenhamos um Conselho para atuar junto à Prefeitura. Muita gente diz que os negros são minoria. Quem pensa assim está errado, pois 63% da população aracajuana é composta por negros e pardos. A comunidade negra precisa de respeito, igualdade e, principalmente, das políticas públicas funcionando”, destacou.
O presidente da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro/SE), Bruno Santana, considerou o momento um marco para a história da capital sergipana. “A lei que fundamenta o Conselho foi instituída há 13 anos. Isso mostra que vencer o racismo é muito difícil, colocar essas estruturas pra funcionar é difícil. Hoje, foi dado um passo importante. Tardio, mas necessário. Essa ponte que o Conselho vai proporcionar com o Governo é fundamental para avançarmos”, ressaltou.
Na ocasião, 17 conselheiros, sendo nove de entidades da sociedade civil e oito de organizações governamentais, foram empossados.
Sessão comemorativa em Laranjeiras sobre o Dia da Consciência Negra
O promotor de Justiça Fausto Valois também participou, na semana passada, de uma sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores do município de Laranjeiras, realizada pela Secretaria Municipal de Igualdade Racial. Com o tema “Um povo, sua resistência, seu tempo, sua ancestralidade, seu poder”, a sessão contou com a participação de todos os vereadores e com a Yalorixá Sônia Oliveira, a Yalorixá Lígia Borges, a Lôxa Bárbara Cristina e a Makota Marieta Gueuasimbê.
Durante a sessão houve o lançamento da exposição Ala Akóró, do artista plástico e Ogan Marcos Sòróké.
Com informações da Prefeitura de Aracaju e da Secretaria de Igualdade Racial de Laranjeiras
Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Géssica Souza / Arquivo pessoal – Fausto Valois