Rony Almeida agradeceu aos membros do colégio e aos servidores da Casa. Ele enfatizou o companheirismo e ressaltou o trabalho de todos para o engrandecimento da Instituição. “Se hoje alcançamos o reconhecimento de instituição independente e defensora dos interesses da sociedade, é porque tivemos a contribuição de todos os membros e servidores”, declarou.
Primeira a se pronunciar, a coordenadora geral do MP, Ana Christina Souza Brandi, disse que o PGJ transformou a Coordenadoria, dotando-a de todos os recursos para o bom exercício das funções. “Nesses quatro anos você foi mais que o chefe do MP, você foi equilíbrio e intensidade, foi serenidade e vigor, dinamismo e frescor e foi razão e emoção na medida certa. Mas, acima de tudo, você foi competência, maíscula e retumbante”, disse a procuradora.
Sobre o tempo na procuradoria, a procuradora Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça comentou: “Foi um período bom, de diálogo e tranquilidade dentro do Colégio e foi importante para nós. Isso se deve à sua personalidade que todos conhecemos, uma pessoa de bom trato e tranquila”, salientou Cristina Mendonça para o PGJ.
Rodomarques Nascimento se associou às palavras das colegas e reafirmou que o PGJ que se despede, durante sua gestão, cumpriu seu mister com êxito. Destacou duas grandes conquistas da gestão: a modernização do Parque Tecnológico do MP e a estruturação do GAECO. Rodomarques parabenizou o PGJ: “Parabéns pela administração de transparência e por ser um amigo sincero e fraterno”.
Ernesto Anízio Azevedo Melo ratificou as palavras dos colegas e completou falando sobre o crescimento da ouvidoria durante a gestão de Rony Almeida.
O procurador José Carlos de Oliveira, aproveitou o “Dia Internacional da Amizade”, para registrar o apreço e consideração ao amigo Rony Almeida pela forma, segundo ele, como administrou o interesse dos pares e por dar continuidade ao prestígio adquirido pelo MP frente á sociedade sergipana. “Não me refiro a nenhum ato em particular nem em nenhuma atitude em especial, mas ao conjunto da obra que ele ajudou a construir no modelo do Ministério Público que tem sido o orgulho de todos nós, além de outros aqui e alhures, porque é isso que as pessoas esperam e aguardam dos seus administradores”.
Sem mais delongas porque, segundo ele, não é seu estilo, Celso Luis Dórea Leó pontuou: “Eu diria que Vossa Excelência estreou, no Ministério Público, um estilo de gestão que deixou patente que é possível se viver em harmonia e com a cordialidade da amizade e não da inimizade. Parabéns ”.
Paulo Lima de Santana fez uma pequena trajetória de diversas benfeitorias alcançadas na gestão Rony Almeida e enfatizou a sensibilidade e desejo de fazer, características que pontuou como peculiares do gestor que se despede da PGJ.
“Um dos traços da administração de Rony foi a simplicidade. É o segundo Promotor de Justiça que governa esta casa, mas Vossa Excelência se destacou pela simplicidade, pela ausência de qualquer burocracia no trato com os colegas e com os servidores. Foi o que disse o procurador Jorge Murilo Seixas de Santana, ao desejar boa sorte ao amigo que, segundo ele, dignificou o cargo de PGJ e exerceu com muita maestria.
O procurador Moacyr Soares da Motta, que também já ocupou o cargo de PGJ, falou da trajetória e desenvolvimento do MP sergipano e desejou sorte a Rony Almeida.
O procurador de Justiça e sucessor de Rony Almeida na PGJ, Eduardo Barreto d’Ávila Fontes tentou , segundo ele, se furtar de fazer qualquer saudação especial ao amigo Rony, e acabou fazendo alguns pedidos: “eu precisarei muito do meu amigo Rony, ao meu lado, sei que terei ele na amizade fraterna, isso é inegável, mas quero Rony Almeida no dia a dia da instituição também. Então, peço que reflita e que contribua com seu excelente trabalho, ocupando um cargo na assessoria da Procuradoria Geral. Quero Rony ao meu lado, percorrendo esse caminho que viemos traçando há cerca de 28 anos. Não somos uma dupla sertaneja, mas somos uma dupla que deu certo na amizade, bem como tocando com eficiência nossa missão institucional”.
Muito emocionado, Rony Almeida agradeceu a todos os membros do Colégio pelo apoio, pelo companheirismo e pela lealdade. “Minha gratidão por todas as palavras generosas de cada um, pois sei que é de coração e é assim que eu também agradeço, do fundo do coração. Obrigado, também, por tudo que fizeram aqui, junto comigo, nessa gestão”. Rony Almeida fez uma avaliação dos quatros anos como PGJ e salientou que todas as benfeitorias foram obras compartilhadas por todos que fazem o MP. O PGJ disse que volta para a promotoria da qual é titular, a da Saúde, e que seu trabalho continua forte e firme, em prol de um MP resolutivo e de melhorias para a sociedade sergipana.
Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe