O memorial fica no foyer do Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, na sede ministerial e conta com totens que trazem documentos e peças históricas do cotidiano, que resgatam e preservam a trajetória do órgão. É possível ver cadernos de anotações, recortes de jornais, fotos de eventos, peças de honrarias, entre outros documentos. Esse material é uma amostra do que está sendo coletado e será, progressivamente, disponibilizado no site do Centro de Memória que em breve estará disponível para o público.
Muito feliz, o procurador-geral de Justiça josé Rony Silva Almeida explicou que o memorial pretende homenagear todos os membros que contribuiram para edificar o MP. O PGJ destacou que nesse primeiro momento dois colegas mereceram destaque especial. “Prestamos essa homenagem aos colegas Valdir de Freitas Dantas, assassinado no cumprimento do seu mister e ao procurador Pedro Iroito que teve uma passagem brilhante pela instituição. São histórias que merecem ser contadas e memorizadas, bem como a de diversos colegas”.
O momento de descerramento da placa alusiva à instalação do memorial foi compartilhado pelo PGJ e família de Iroito Leó e pelo promotor de Justiça aposentado José Gilson dos Santos. Iroito Leó Filho agradeceu a homenagem prestada pelo MP ao seu pai. “O Ministério Público de Sergipe tem história e agora tem sua memória concretizada neste memorial. Agradecemos a honra do nome do nosso pai está também eternizado nas memórias deste órgão ministerial. Agradeço em nome de nossa família e desejamos que o MP de Sergipe continue sendo um baluarte da Justiça em nosso Estado”.
O memorial possui um vasto acervo composto por galeria de fotos de membros e servidores, vestes talares de Procurador e Promotor de Justiça, documentos históricos de fundamental importância para o MP, painéis alusivos a fatos importantes e a notáveis membros, exemplares das condecorações outorgadas pelo Ministério Público Estadual, bem como originais ou réplicas daquelas recebidas externamente pelos seus mais destacados membros e publicações institucionais.
De acordo com informações da Coordenadoria de Documentação e de Memória, no mês de dezembro, estará sendo apresentado um documentário intitulado “Poesias e Corredores”, que conta com a participação dos membros do MP, Eduardo Cabral Menezes, Pascoal Nabuco D’Ávila. Darcilo Melo Costa, Maria Eugênia da Silva Ribeiro e Maria Esther Azevedo, que contam um pouco de sua história na Instituição. O vídeo também aborda uma parte cultural e fala de livros e poesias.
Além disso, já foi adquirida e será disponibilizada, em breve, uma mesa toutch screem que possibilitará uma interação entre o visitante e o acervo do memorial. Ou seja, o visitante terá a possibilidade de, através do toque, acessar conteúdos de forma virtual.
Rony Almeida agradeceu ao coordenador de Memória do Promotor de Justiça Aldo Aragão, pela dedicação na condução dos trabalhos, e a todos que contribuíram para que o sonho do memorial se concretizasse e explicou que o projeto começou de forma simples mas feito com o coração. Ele disse que é pretensão que o memorial se expanda e se dinamize. “É muito importante que fique registrada e conservada a história do MP para que seja guardada por muito tempo a grandeza da Instituição. A criação desse espaço reflete o passado e alimentará, permanentemente, a reflexão dos que constroem o hoje e construirão a história amanhã”, salientou o PGJ.
Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Celene Moraes / Mônica Ribeiro