A obra é fruto da experiência do autor na área ambiental e sua segunda obra sobre a temática. O promotor é também autor do livro “Autonomia Municipal e Meio Ambiental”. Prestigiado por dezenas de operadores do Direito, entre juízes, procuradores, promotores, advogados, alunos e servidores do MP de Sergipe, além dos familiares e amigos, o autor autografou um a um os livros, numa solenidade regada a música, abraços e sorrisos.
No livro, Eduardo Matos foca como objeto de estudo, a gestão da bacia hidrográfica do rio São Francisco, conhecida como de integração nacional, fazendo um corte metodológico na região do baixo São Francisco. De acordo com o autor, na obra, foi analisado o novo sistema de gestão hídrica, fulcrado na inovação que foi a cobrança pelo uso da água, fato determinante na arrecadação de recursos necessários para a gestão das águas. “O desafio é propor medidas que podem torná-lo mais eficiente e que retrate, permanentemente, a situação hídrica local, possibilitando a tomada de decisões que assegurem o abastecimento para o conjunto da população”, argumenta o autor na apresentação do livro.
Há 30 anos Eduardo Matos é membro do Ministério Público e hoje exerce a função de promotor de Justiça Ambiental. Há 29 anos é professor de Direito Ambiental na Universidade Federal de Sergipe e, também pela UFS, é doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Eduardo Matos foi, ainda, secretário do Meio Ambiente de Aracaju.
O livro está disponível no site da Editora Del Rel.CLIQUE e confira
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Celene Moraes