O ministro foi recepcionado pelo presidente do TJ, desembargador Cezário Siqueira Neto, e pela Corregedora Geral, Desembargadora Iolanda Guimarães. Também compõem a equipe do CNJ responsável pelos trabalhos de inspeção no TJSE, a Conselheira do CNJ Daldice Maria Santana de Almeida; os Juízes Marcio Luiz Coelho de Freitas, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; Kelly Cristina Oliveira Costa, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; e Jorsenildo Dourado do Nascimento, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas; além dos assessores Daniel Martins Ferreira, Marcio Barbosa Luciano, Márcia Hoffmann e Thaíssa Matos.
Humberto Martins explicou que O tribunal sergipano é o primeiro a receber a equipe da corregedoria após a posse de Martins à frente do órgão. “As inspeções configuram um procedimento de rotina, que tem como finalidade a verificação in loco de fatos que interessem à instrução de processos em tramitação na Corregedoria Nacional de Justiça ou no Conselho Nacional de Justiça, bem como para obtenção de informações acerca do funcionamento dos órgãos jurisdicionais de primeiro ou segundo grau, serviços auxiliares, serventias, órgãos prestadores de serviços notariais e de registro, objetivando o aprimoramento dos seus serviços”, explicou o corregedor.
Ainda, segundo Martins, as inspeções permitem que o CNJ obtenha as informações necessárias ao controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, bem como do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.
“A função primordial do CNJ é a de orientação administrativa. O TJ de Sergipe é um órgão que evolui a cada dia e que faz um trabalho célere no Estado, respondendo aos anseios do jurisdicionário e, sobretudo, da sociedade sergipana. Em razão disso, foi premiado, recentemente, pelo CNJ, com o selo diamante, o que indica a excelência do trabalho desenvolvido pelos seus desembargadores juízes e servidores. De modo que temos a absoluta certeza que a par do trabalho orientador da equipe de inspeção , serão colhidas boas práticas a serem implementadas em outras unidades”, salientou o PGJ.
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Celene Moraes