Auditório lotado, conhecimento e interação. Assim foi a manhã de alunos da Universidade Tiradentes – Unit, da Faculdade Sergipana – FASER e da Faculdade de Aracaju – FACAR, durante a visita ao Ministério Público de Sergipe. A visitação faz parte do Programa “MP de Portas Abertas”, desenvolvido pela Procuradoria-Geral de Justiça, através da Escola Superior – ESMP, para divulgar as funções do MP e aproximar a sociedade da Instituição.
Alunos e professores foram recepcionados pelo Promotor de Justiça e Diretor-Geral da ESMP, Dr. Newton Silveira Dias Junior, que ministrou uma palestra sobre ações, composição, estrutura e realizações do MP. Através dessa conversa, os jovens podem compreender melhor o papel do Promotor de Justiça e tirar dúvidas sobre diversos assuntos.
“O que mostramos aqui não se encontra em livros. É o trabalho do dia a dia de um Promotor de Justiça e os desafios enfrentados por ele, principalmente, no início da carreira e na atuação no interior do Estado, onde atende diversas áreas e aprende a lidar com todo tipo de pessoas, ‘adequando’ às leis com a realidade de cada um”, explicou Dr. Newton Silveira.
Pacificação social e práticas autocompositivas foram destaque na fala do Diretor da Escola Superior, que frisou sobre a atuação do MP em demandas extrajudiciais. Para ele, e de acordo com a nova política de atuação dos Ministérios Públicos, o intuito é tentar obter um MP resolutivo, por meio de negociação, mediação e conciliação. “O MP demandista, que ajuíza ações e pede liminares tem resposta midiática interessante, mas nem sempre satisfatória, porque o resultado pode demorar. Além disso, sobrecarrega o Judiciário porque depende de decisões. Mas, um MP resolutivo defende a prevenção e esgota a vias extrajudiciais antes de entrar com o processo”, completou.
Para o Professor Newton Carvalho, a iniciativa do MP é muito importante não só para os alunos, mas para toda a sociedade. “O MP está de parabéns pelo Programa. Por mais que coloquemos a nossa experiência forense nas salas de aula e compartilhemos ela com nossos alunos, nada mais importante do que estar presente na Instituição e conhecê-la de perto. Outras Instituições, principalmente, as que cuidam dos Direitos do cidadão, deveriam adotar a ideia e promover esse tipo de encontro. Só quem tem a ganhar é a população”, destacou.
Novas visitas
Ao longo do ano de 2017 o MP de Sergipe receberá a visita de diversas instituições de ensino. Clique aqui e confira o cronograma.
Saiba como participar do Programa
Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fones: (79) 3209-2865 / 3209-2651
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Fotos: Celene Moraes