A FPI/SE possui 12 equipes temáticas em campo, compostas por fiscais, servidores e colaboradores dos órgãos parceiros:

Abate – Fiscaliza a regularidade dos matadouros, laticínios e mercados municipais.

Agrotóxicos – Fiscaliza revendas e empreendimentos para verificar a regularidade dos agrotóxicos disponibilizados.

Aquática – Realiza fiscalização de atividades desenvolvidas no Rio São Francisco, como a pesca, a regularidade de embarcações, de construções entre outros edesenvolve atividades de educação ambiental com ribeirinhos e colônias de pescadores.

Aquicultura I e II – Fiscalizam criação de peixes, camarões e de outros animais aquáticos de consumo humano.

Espeleologia, Arqueologia e Paleontologia – Fazem a prospecção de cavernas e buscam identificar áreas com a presença de materiais de interesse arqueológico e paleontológico, indicando as medidas necessárias para a proteção desses sítios.

Fauna – Resgata animais silvestres em cativeiro ilegal, oferece tratamento e os devolve à natureza ou encaminha para processo de readaptação.

Flora – Fiscaliza desmatamento, retirada e transporte ilegal de madeira, áreas de preservação permanente e a regularidade do Cadastro Ambiental Rural – CAR.

Gestão e Educação Ambiental I e II – Duas equipes visitam gestores e profissionais da área ambiental dos municípios para dar orientação sobre estruturação ambiental dos municípios.

Mineração – Visita pontos de extração de minério para verificar a regularidade dos empreendimentos e levantar passivos ambientais.

Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais – Visitam as comunidades tradicionais da Bacia, como índios, quilombolas e ribeirinhos, levantando as demandas desses grupos, identifica e verifica a integridade do patrimônio cultural material e imaterial nos municípios fiscalizados.

Saneamento – Fiscaliza a prestação dos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos dos municípios.