Na manhã desta terça-feira, 26, a equipe Abate da FPI/SE interditou duas queijarias sem condições mínimas de higiene em Amparo do São Francisco, município localizado a 120km da capital de Sergipe, Aracaju. No momento da fiscalização, não havia nos locais qualquer derivado de leite.
Na primeira queijaria, localizada na divisa dos municípios Amparo do São Francisco e Canhoba, a equipe verificou que os dejetos da produção do queijo eram direcionadas para o chiqueiro. Do local, os restos do leite e as fezes dos animais são lançadas diretamente na Lagoa Salgada, que segue para um afluente do Rio São Francisco. Na segunda queijaria, a equipe constatou péssimas condições de higiene, com pocilgas próximas ao local. “O local está totalmente fora das normas”, explicou a coordenadora da equipe Salete Dezen.
Por não ter licenciamento ambiental para a atividade, as duas queijarias foram autuadas pela Adema. Também foi dado prazo para retirada das pocilgas dos locais. Os queijos produzidos por essas queijarias geralmente seguem para venda em Aracaju.
Equipes da FPI/SE – Espeleologia e Arqueologia; Mineração; Aquicultura; Aquática; Fauna; Patrimônio Cultural; Comunidades Tradicionais; Saneamento I e II; Gestão Ambiental I e II; Agrotóxicos; Flora; e Abate.
Instituições Parceiras – Várias instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe, são elas: Ministério Público Estadual e Federal; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Fundação Nacional de Saúde; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Secretaria do Patrimônio da União; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; Fundação Cultural Palmares; Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga; Marinha do Brasil; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Museu de Arqueologia de Xingó da UFS; Universidade Federal de Sergipe; Departamento Nacional de Produção Mineral; Coordenação De Vigilância Sanitária; Administração Estadual do Meio Ambiente; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria de Estado da Cultura; Polícia Civil; ONG Centro da Terra; ONG Fundação Mamíferos Aquáticos.
Assessoria de Comunicação – FPI/SE
Publicado em 26 de setembro de 2017